Ministério da Saúde aponta que 19% dos grupos prioritários já foram vacinados. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, meta é atingir ao menos 90% com a campanha. Dia “D” de vacinação é neste sábado em todo RS
Este sábado (13) é marcado pelo Dia D de vacinação contra a gripe. A ação ocorrerá em todo o Rio Grande do Sul, nas unidades de saúde, para os grupos prioritários.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os horários estão dispostos a partir da organização de cada município. Em Porto Alegre, ocorrerá das 9h às 18h.
Para se vacinar, adultos devem apresentar documento com foto e CPF. Já crianças devem levar CPF, cartão SUS e caderneta de vacinação.
A campanha, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), busca ampliar dos atuais 19% para, pelo menos, 90% os vacinados entre os grupos prioritários. No Brasil, a média está em cerca de 13%.
Campanha busca ampliar para 90% a vacinação em todo o estado
Cristine Rochol/PMPA
Quem pode se vacinar
Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos);
Pessoas com 60 anos ou mais;
Gestantes;
Mulheres pós-parto (puérperas);
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Pessoas com deficiência permanente
Adolescentes em medidas socioeducativas;
População privada de liberdade;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
Pessoas com comorbidades;
Professores;
Forças Armadas;
Pessoas em situação de rua;
Forças de segurança e salvamento;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo;
Trabalhadores portuários.
Dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 816 mil vacinas foram aplicadas em todo o estado até agora, considerando 1ª e 2ª dose, entre todos os grupos. Além disso, foram registrados 18 mortes em decorrência da gripe neste ano – oito a mais que no ano passado até o período atual.
Porto Alegre
Na capital do estado, cerca de 5 milhões de pessoas podem se vacinar contra a gripe neste sábado (13) em todos os postos de saúde. A campanha ocorrerá entre 9h às 18h. Haverá passe livre na data, de acordo com a Empresa Pública de Transporte Coletivo (EPTC), a fim de estimular a imunização.
Cerca de 690 mil pessoas estão compreendidas nos grupos prioritários e, de acordo, com o Ministério da Saúde, cerca de 21% já se vacinou.
Ônibus de Porto Alegre vão operar com passe livre neste sábado
VÍDEOS: Tudo sobre o RS