13 de outubro de 2024

Dia das crianças: padre cria boneco ventríloquo para evangelizar os pequenos em Teresina

A celebração, que acontece todos os domingos, é exclusiva para as crianças, mas segundo o padre Aroldo, pais e amigos também participam, transformando a missa em um momento de família. Padre cria boneco ventríloquo para evangelizar crianças, em Teresina
Neste Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12), o g1 apresenta a história do padre Aroldo Ceará, administrador da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, localizada no bairro Morada Nova, Zona Sul de Teresina. Através do Zezim, um boneco de ventríloquo, ele evangeliza as crianças que participam da missa todos os domingos na igreja.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“A inspiração surgiu de um artesão cearense de bonecos de madeira, o Boca Rica, e depois de um trabalho em Minas Gerais com os fantoches. Quando vim para Teresina, fiz uma missa com as crianças, com uma linguagem acessível para elas, uma linguagem de interação”, contou o padre.
A celebração, que acontece todos os domingos e é exclusiva para as crianças, mas segundo o padre Aroldo, pais e amigos também participam, transformando a missa em um momento de família. Além do Zezim, outros recursos como cânticos e desenhos de liturgias são apresentados para os pequenos.
“A gente tenta fazer com que o Evangelho seja voltado especialmente para elas, para que elas aprendam. A gente também leva as crianças a oração espontânea, que a gente pede para elas ficarem mais próximas da palavra de Deus”, explicou.
O padre já passou pela cidade de Fortaleza (CE) com esse projeto, que existe desde 2017. Aqui no Nordeste, o boneco ganhou o nome de Zezim, em homenagem a São José, e também por ser este um nome popular, de fácil entendimento para as crianças.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Conforme o padre Aroldo, as etapas da missa para os pequenos são diferentes das tradicionais, pois a equipe pastoral procura incluir as crianças na celebração.
“O Evangelho é proclamado pelo padre, a primeira leitura, por uma criança. Hoje em dia os adultos cantam porque ainda não tem tanta criança na missa, mas a ideia é que todas as partes possíveis sejam feitas por crianças. Durante a segunda leitura os pequenos são chamados para ouvirem de perto do altar”, afirma o padre.
Na comunhão, momento em que os fiéis recebem a hóstia sagrada, as crianças que ainda não fizeram a primeira Eucaristia e não podem comer o alimento, são chamadas para receber a bênção. “Algumas crianças são um pouco mais agitadas, claro isso é normal. Aos poucos a gente vai tentando passar o ensinamento e as tranquilizando”, destaque o padre Aroldo.
Dia das crianças: padre cria boneco ventrículo para evangelizar crianças em Teresina
Reprodução
Dia das crianças: padre cria boneco ventrículo para evangelizar crianças em Teresina
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Mais Notícias