6 de janeiro de 2025

Dia de Finados: familiares e amigos homenageiam entes queridos nos cemitérios de Boa Vista


Durante todo o dia, missas são realizadas no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, na zona Sul, e no Cemitério Campo da Saudade, zona Oeste da capital. Cemitério Campo da Saudade, em Boa Vista
Nylo Monteiro/Rede Amazônica
Familiares e amigos prestaram homenagens aos entes queridos nos dois cemitérios de Boa Vista neste sábado (2), Dia de Finados. Durante todo o dia, missas são realizadas no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, na zona Sul, e no Cemitério Campo da Saudade, zona Oeste da capital.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
No cemitério Campo da Saudade, no bairro Centenário, a servidora pública Aldeneide Alvez de Lima prestou homenagens aos pais, que já se foram. Para ela, a data é importante para celebrar a memória deles.
“Isso é uma data que nós devemos relembrar, né? A saudade que fica das pessoas dos entes queridos que já passaram por aqui com a gente e que já fizeram a sua parte aqui na terra que hoje nós temos aqui hoje é a gratidão por todos os momentos que ficaram com nós”.
Já a professora aposentada Camila Mota, aproveitou a oportunidade para levar flores aos entes queridos. “A gente está vindo, trazendo flores e também participando da celebração que é muito importante. Lembrando desses ente queridos que nos deram muita alegria e que continuam mesmo distante, a gente tem ainda esse amor por cada um deles que já se foram”, disse.
O Dia de Finados também movimenta o comércio. A comerciante Elza Reis, de 71 anos, já vende arranjos de flores há 16 anos no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente.
“A gente se prepara para homenagear os nossos entes queridos, mas também movimenta o comércio né, onde estão precisando nessa hora, entra um dinheiro extra que dá para a gente fazer alguma coisa a par. Estou aqui há 16 anos que eu trabalho aqui nesse mesmo cantinho. Eu já me programo o ano todinho para hoje poder estar aqui”, afirma ela, que também vende velas e outros itens.
Comerciante Elza Reis trabalha há 16 anos com arranjos de flores no Dia de Finados
Nylo Monteiro/Rede Amazônica
Nos dois cemitérios, os portões foram abertos pela manhã e as atividades devem seguir ao longo do dia. As últimas missas iniciam às 17h, no Campo da Saudade, e às 18h, no cemitério municipal. As duas receberam missas do Bispo de Roraima, Dom Evaristo Espangler.
“As nossas igrejas, todas tem a celebração eucarística, hoje tem as missas em vários horários no cemitérios. A oração eucarística é o ápice de toda a nossa oração a Deus pai que nos deu Jesus como revelação do seu amor da sua bondade. E ele foi o primeiro que ressuscitou, Jesus ressuscitou abrindo as portas do paraíso para todos nós […] A vida verdadeira é aquela que é a vida partilhada, a vida doada a solidariedade do amor, construindo página nesse mundo, fazendo que esse mundo seja melhor para todos”.
Bispo de Roraima celebrou missas nos dois cemitérios da capital
Rede Amazônica
No Cemitério Municipal, agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) controlam o o tráfego de veículos nas vias no entorno do local. A partir das 17h, a Avenida Surumu, a Avenida Presidente Castelo Branco, a Rua Sizenando Diniz e a Rua Parimé serão fechadas temporariamente para garantir a segurança dos condutores e pedestres, informou a prefeitura de Boa Vista, responsável pelo cemitério.
O Dia de Finados no Brasil é uma data católica. Não há uma explicação oficial, mas também não é o único feriado nacional católico instituído — apesar de o Estado ser laico, as normas do catolicismo ainda são presentes em repartições públicas. Neste dia, é comum as pessoas visitarem cemitérios e prestarem homenagem aos mortos.
Coroas de flores no dia de finados, em Boa Vista
Nylo Monteiro/Rede Amazônica
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias