Estreia do Circo Real Português aconteceu junto com inauguração da capital, em 21 de abril de 1960. Mais de 4 gerações da mesma família fazem parte dos espetáculos. GIF mostra artistas do Circo Real Português
TV Globo/Reprodução
Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar! O Dia do Circo é comemorado nesta quarta-feira (27). Essa forma de expressão artística — que surgiu há pelo menos 4 mil anos e se mantém viva nos dias de hoje — é passada de geração em geração. 🎪🤹♀️
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Um exemplo disso é o Circo Real Português, o primeiro a levantar a lona em Brasília, no dia da inauguração da capital, em 21 de abril de 1960. Na época, o nome era Circo Transcontinental. Uma história que começou 5 gerações atrás, em 1863.
Desde então, o circo já cruzou todas as partes do país (veja detalhes abaixo). Não importava em que região o Circo Real Português estivesse, uma característica sempre permanecia a mesma: a família unida. Joyce Portugal, de 44 anos, faz parte da 4ª geração do circo.
“Tem o meu pai, os meus tios, a minha filha já trabalha no espetáculo. O circo é isso: a gente passa o amor e a paixão de geração para geração. O talento começa de criança, a gente aprende brincando, e brincando a gente descobre o que realmente quer ser no circo”, conta a administradora do circo.
Quem também faz parte da família e continua se apresentando apesar da idade é o palhaço Formiguinha, que começou aos 5 anos. Hoje, aos 83 anos, Ivan Portugal é o palhaço em atividade mais velho do país.
Veja fotos do Circo Real Português
Lá e cá
Circo Real Português
Reprodução/ TV Globo
Quando começou, o Circo Real Português era itinerante e viajava o país inteiro. Para levar toda a bagagem necessária para os espetáculos, eram necessários oito vagões de trem.
Em 2006, a trupe voltou pra Brasília e por aqui ficou. O que levou o circo a parar de circular pelo país foi o adoecimento de um dos membros da família. Como ele sentia muita falta dos espetáculos, a família decidiu trazer o show para perto dele.
Muita coisa mudou nesse tempo todo de história, mas a tradição do circo itinerante, de alguma forma, ainda se mantém. Para o diretor-geral do picadeiro, Cleiber Portugal, de 80 anos, é isso que o faz continuar.
“O circo, enquanto tiver nascendo criança, vai estar aí vivo e mostrando a arte, brilhando a arte do circo. Então, essa é a esperança do circense. Isso só vai acabar quando parar de nascer criança”, afirma Cleiber.
Circo Real Português 🎪
🗓️ Quando: de quinta a domingo;
⏰ Horário: entre 16h e 20h30, dependendo do dia;
📍Local: estacionamento do Estádio Serejão, em Taguatinga;
🎫 Ingressos: meia-entrada a R$ 15.
LEIA TAMBÉM:
CAMPUS PARTY: inteligência artificial, robôs e drones aterrizam no Estádio Mané Garrincha, no DF
FUNN FESTIVAL: veja line-up da edição de 2024 no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.