Data é comemorada neste sábado (13). Composição foi tocada pela primeira vez em 1831 e letra foi criada em 1879. Sabe de cor? Moradores do DF cantam trecho do Hino Nacional
O Dia do Hino Nacional é comemorado neste sábado (13). Foi nesta mesma data, em 1831, que a música foi tocada pela primeira vez, quando Dom Pedro I se despedia do Brasil e voltava para Portugal.
Já a letra, foi criada 48 anos depois, em 1879, por Osório Duque Estrada (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
Cantado em solenidades e eventos oficiais do governo, aberturas de encontros cívicos, culturais, escolares e esportivos, quem nunca “encheu os pulmões de ar” para cantar com orgulho?🎵
A letra tem palavras pouco usadas atualmente, e frases em ordens fora do habitual, o que acaba a deixando complexa. O g1 foi às ruas de Brasília para saber se os moradores do Distrito Federal sabem cantar o hino sem tropeçar nas palavras (veja vídeo acima).
Algumas sempre geram um pouco de confusão. “Fúlgidos”, “fulguras” e “florão”, por exemplo dão um nó na língua logo no início do hino.
“É difícil. Na escola não ensinaram isso. Só ensinaram a cantar”, diz Pedro da Silva, de Brasília.
Tem quem cante o hino completo, sem errar nenhuma palavra. Tem quem troque palavras e até invente outras. Mas tem quem se garanta.
“Eu já pesquisei no dicionário todos os significados”, conta Valéria Pereira, também de Brasília.
O Hino Nacional e seus significados
Execução do Hino Nacional
Fabio Tito/g1
De acordo com a professora de Língua Portuguesa Regina Lustosa, o hino é uma canção bastante complexa, com uma letra rica em metáforas e inversões nas frases.
“Por ser um estilo de texto parnasiano, com linguagem rebuscada e com grandes inversões sintáticas, o entendimento do texto fica comprometido. Mas nada que um bom brasileiro (com sua criatividade infinita) não possa ‘recriar’ algumas palavras, ao cantá-lo”, diz a professora.
Você já parou para pesquisar o que significam as palavras “difíceis” do hino❓ Nós separamos alguns trechos para te ajudar:
🎶 Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante, / E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, / Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
📖 As margens plácidas (serenas) do rio Ipiranga ouviram o brado (grito) retumbante (estrondoso) de um povo heroico. E o sol da liberdade, em raios fúlgidos (cintilantes), brilhou no céu da Pátria no mesmo instante.
🎶 Se o penhor dessa igualdade / Conseguimos conquistar com braço forte, / Em teu seio, ó Liberdade, / Desafia o nosso peito a própria morte!
📖 Se conseguimos conquistar o penhor (a garantia/o direito) dessa igualdade (de ser livre) com braço forte, o nosso peito desafia até a morte em teu seio, ó Liberdade.
🎶 Deitado eternamente em berço esplêndido / Ao som do mar e à luz do céu profundo, / Fulguras, ó Brasil, florão da América, / Iluminado ao sol do Novo Mundo!
📖 Ó Brasil, florão (cúpula, joia da coroa) da América, (tu) fulguras (brilhas) iluminado ao sol do Novo Mundo deitado eternamente em berço (território) esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo.
Você sabia❓
Há quase 200 anos, em 13 de abril de 1831, a melodia do hino nacional foi tocada pela primeira vez em público. Na época, Dom Pedro I se despedia do Brasil e voltava para Portugal;
Quando a República foi proclamada em 1889, houve um concurso para substituir a melodia do hino que conhecemos. No entanto, o apego popular à melodia do velho hino fizeram com que ela fosse mantida;
O hino foi criado em duas partes. Primeiro, veio a melodia, feita em 1831 por Francisco Manoel da Silva. Anos mais tarde, Osório Duque Estrada compôs a letra. A junção de melodia e letra demorou 48 anos;
O autor da melodia morreu sem saber que a música ganharia uma letra;
Existem regras para a execução do hino. Entre elas, cantar em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta e os braços esticados ao longo do corpo. Gestos como palmas, assobios e até a mão no peito, são proibidos, de acordo com o art. 30 da Lei nº 5.700, de 1971.
LEIA TAMBÉM:
DIA DA BANDEIRA: Teste seus conhecimentos no quiz sobre este símbolo nacional
ENTENDA: A bandeira brasileira pode ser usada em roupas? No Dia dos Símbolos Nacionais, o g1 foi atrás de respostas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.