10 de janeiro de 2025

Dia do Meio Ambiente: moradores temem seca ainda mais severa em 2024 no Amazonas

Com o período do fenômeno se aproximando, os moradores da capital afirmaram que temem uma seca ainda mais severa neste ano. Afetados pela seca de 2023 não estão preparados para nova estiagem no AM
A seca histórica de 2023 afetou todas as 62 cidades do Amazonas, Manaus viveu a pior estiagem em 121 anos. A mudança climática deixou mais de 600 mil pessoas foram diretamente afetadas. Com o período do fenômeno se aproximando, os moradores da capital afirmaram que temem uma seca ainda mais severa neste ano.
Cristiano Oliveira é pescador há 30 anos, ainda sofre com as consequências da seca do ano passado. Ele mora na comunidade Lago Mauá, localizada no bairro Mauazinho, próximo ao porto da Ceasa, em Manaus.
“Não tem peixe há muito tempo. Já chegamos em junho. Se Deus permitir, tem peixe, se não…”, lamentou o pescador.
Com previsão de seca mais severa em 2024, Defesa Civil recomenda estoque de comida e água no AM
A dona de casa Severina Ribeiro, de 75 anos, também mora na comunidade. No local vivem cerca de 80 famílias em flutuantes. Ela contou que ficou isolada e foi preciso andar vários metros para conseguir mantimentos.
“Ficamos todos em terra. Ficava difícil e só podíamos andar mesmo. Subir um escadão que fica por aqui”, comentou a dona de casa.
Na vila da felicidade, a poucos quilômetros dali, a preocupação é com a falta de água potável e os impactos na renda de quem depende dos rios para trabalhar.
Segundo a Defesa Civil do Amazonas, a previsão é de seca mais severa em 2024. Isso porque, os níveis dos rios do estado estão abaixo do esperado para esta época do ano.
Diante desse cenário, o órgão alerta a população que mora em áreas que costumam ser afetadas a guardar, a partir de agora, água, comida e remédios.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que um plano de ação climática está sendo elaborado. Enquanto a solução não chega, os moradores temem por momentos difíceis.

Mais Notícias