Manifestações são realizadas em todo o país no feriado desta quarta-feira (1º). No Recife, ato aconteceu na praia do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul. Manifestação aconteceu em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife
Representantes de centrais sindicais de Pernambuco fizeram um protesto no Recife nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A manifestação teve como objetivo celebrar e homenagear os trabalhadores, além de refletir sobre a luta deles por direitos e dignidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Ao longo do dia, atos são realizados em todo o país. Com o tema “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”, a concentração começou por volta das 10h, em frente à praia do Buraco da Veia, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana.
“A gente rememora o dia mundial em que muitas pessoas tomaram pela luta por direitos. A escolha pelo Buraco da Veia foi apostando nessa lua [sol forte], que dava para os militantes virem e a gente conversar diretamente com a população”, afirmou Paulo Rocha, presidente da Central Única do Trabalhadores (CUT) em Pernambuco.
Professoras da UFPE participam de protesto no Dia do Trabalhador no Recife
Iris Costa/g1
Além da CUT, o ato foi convocado pela Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). As organizações reivindicam a valorização dos servidores públicos.
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) foi uma das entidades que participaram da manifestação. Os professores da instituição estão em greve desde o dia 22 de abril.
“Nossa greve está entrando na segunda semana. Os professores não estão apenas reivindicando o aumento salarial, mas também a recomposição do orçamento da União para a universidade e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida e permanência dos estudantes no campus”, disse Teresa Lopes, presidenta da Adufepe.
Valentina Nascimento é professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que também passa por uma greve de docentes e servidores técnico-administrativos, participou do ato.
“Hoje é um dia muito importante nesse momento [em] que a gente está em reivindicação pela pauta da educação. A gente está aqui pela visibilidade, mostrar que a gente não está parado. Nós demandamos reestruturação de carreira, recomposição salarial. Eu vim pra cá para dar minha contribuição de corpo presente, dar volume à mobilização”, contou a professora.
Além das reivindicações trabalhistas, o ato contou com apresentações de orquestra de frevo, grupo de maracatu e shows de brega das cantoras Valquíria Santana e Carla Alves. Segundo o presidente da CTB em Pernambuco, Hemilton Bezerra, a proposta foi atrair a atenção do trabalhador que veio aproveitar o feriado descansando na praia.
“Aqui é onde nós encontramos, aqui no Recife, a praia mais popular. É onde os trabalhadores e as trabalhadoras estão. Nós queremos dialogar com a sociedade porque o 1º de maio é um dia de luta histórica. Essas músicas dialogam com a classe trabalhadora. Dá para ouvir a música, ter o lazer e o conteúdo da nossa pauta”, declarou Hemilton Bezerra.
Ato em homenagem aos trabalhores aconteceu em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife
Iris Costa/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias