Lívia Prado Gomes, de 15 anos, foi uma dos 500 estudantes selecionados pelo programa ‘Prontos pro Mundo’ e, em 2025, viajará para o país da América do Norte. Dia Internacional dos Estudantes é celebrado neste domingo (17). Jovem do interior de SP compartilha experiência de ser selecionada para bolsa de intercâmbio no Canadá
Arquivo pessoal
Mais de 47 milhões de pessoas se declararam estudantes no Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que faz da atividade uma das mais comuns no Brasil. Embora ser estudante não seja considerada uma profissão, essa função envolve trabalho árduo e merece reconhecimento e dedicação.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Por isso, neste domingo (17) é celebrado o Dia Internacional dos Estudantes. Para marcar a data, o g1 conversou com a estudante do ensino médio Lívia Prado Gomes, de 15 anos, que mora em Cabrália Paulista (SP) e, em breve, fará um intercâmbio no Canadá.
A jovem foi uma das 500 estudantes selecionadas no estado de São Paulo para participar da primeira edição do programa “Prontos pro Mundo”, que oferece aulas de inglês para estudantes com boa colocação no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado (Saresp).
Após realizar uma nova prova de proficiência na língua, os selecionados têm a oportunidade de participar de um intercâmbio educacional e cultural em países onde o inglês é a língua oficial.
Aproveitando as oportunidades
Lívia é aluna da Escola Estadual “Senador Rodolfo Miranda”, em Cabrália Paulista. Ela contou, em entrevista ao g1, que ficou sabendo do programa logo no início das aulas em 2024 e que aquilo chamou a sua atenção.
O intercâmbio é oferecido para apenas alguns alunos, mas as aulas de inglês, que são online em parceria com uma escola particular de línguas, estão disponíveis para quase todos os estudantes matriculados na rede estadual. No entanto, Lívia explica que nem todos aproveitam a oportunidade.
“Fiquei sabendo do programa logo no começo das aulas e descobri que poderia participar do curso. O coordenador da escola nos reuniu para que fizéssemos o teste de nível de inglês e, ao final, todos nós tínhamos o direito de estudar inglês, mas, infelizmente, nem todos aproveitaram essa oportunidade”, lembra a estudante.
Silvia Prado Gomes, mãe de Lívia, disse que apoiou a filha desde o começo das aulas e que percebeu a grande vontade da jovem, que se dedicou muito.
“Quando a Lívia me contou sobre o programa, achei maravilhoso, mas não imaginei que seria para um intercâmbio tão rápido, até porque ela só tem 15 anos. Dei todo o apoio, especialmente quando ela me disse: ‘Vou me empenhar e, se passar, você vai deixar eu ir?’. E eu respondi que sim, porque seria uma oportunidade única,” conta a mãe.
Lívia, estudante selecionada para intercâmbio no Canadá, e sua mãe, Silvia, de Cabrália Paulista (SP)
Arquivo pessoal
Processo de seleção
Nem Lívia, nem sua família imaginaram que o processo de seleção seria tão rápido. Elas contaram ao g1 que esperavam por várias etapas até o resultado, que veio perto da metade do ano, quando a jovem fez a prova de proficiência na língua estrangeira e se saiu bem.
“Quando soube, estava em casa e achava que só havia passado para poder fazer a segunda prova, que aconteceria no final do ano. Quando realmente soube que a prova me selecionou para o intercâmbio no Canadá, estava na escola, fiquei muito feliz, e meus amigos foram os primeiros a saber”, diz Lívia.
A jovem não se considera estudiosa, mas, sim, esforçada. Ela conta que sofre com um grande mal que assombra os estudantes de hoje: a procrastinação. No entanto, com a ajuda dos amigos, consegue vencer gradualmente os desafios.
“Não me considero muito estudiosa, já que tenho o hábito de procrastinar, mas me importo bastante com as minhas notas e faço o possível para que elas sejam boas. Com certeza, o meu maior apoio acadêmico são os meus amigos. Eles também têm notas excelentes e sempre me ajudaram quando precisei.”
Sobre os planos futuros, Lívia compartilhou o desejo de trabalhar na área da saúde, como a mãe, que é nutricionista, mas como biomédica. Além disso, prentende estudar em uma universidade de ensino público, assim como fez no ensino médio.
Lívia na escola com os amigos Hugo, Gustavo, Ana Laura e a professora Jezebel
Arquivo pessoal
Premiação e preparativos para a viagem
No dia 6 de novembro, em uma cerimônia realizada na própria escola de Cabrália Paulista, Lívia recebeu da dirigente de ensino de Bauru (SP), Adriana Elizabeth Silva Aquino, a certificação para fazer o intercâmbio, acompanhada pelos pais.
Lívia recebe certificado do programa ‘Prontos pro Mundo’ em Cabrália Paulista (SP)
Arquivo pessoal
Os preparativos para a viagem já estão a todo vapor, com o passaporte em mãos. Apesar disso, a jovem afirma não estar ansiosa, pois ainda não caiu a ficha sobre o que está por vir.
“A cada dia, as informações estão ficando cada vez mais importantes. Não me sinto receosa, nem ansiosa, pois acho que minha ficha ainda não caiu”, conta.
Por outro lado, a família está empolgada, mas com o coração apertado ao ver a filha, ainda jovem, passando por uma experiência tão enriquecedora, mas tão distante.
“Em relação à viagem, fico apreensiva pelo que ela vai enfrentar. Chegará o momento em que ela precisará se virar sozinha. Mas, confesso, choro sempre que penso nela indo viajar e eu ficando aqui. Ela é filha única, então bate uma saudade, um aperto no coração,” diz a mãe.
Lívia e seus pais em Cabrália Paulistas (SP)
Arquivo pessoal
Programa ‘Prontos pro Mundo’
O programa “Prontos pro Mundo” é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc-SP), que oferece oportunidades de intercâmbio para estudantes da rede estadual.
Em 2025, 500 alunos serão selecionados para embarcar para países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido, onde passarão três meses estudando em escolas de ensino médio (high school) e vivenciando a cultura local, com hospedagem em casas de famílias.
O programa é 100% gratuito, com todos os custos e organização cobertos pela Secretaria da Educação.
Na região de Bauru, 33 estudantes foram selecionados para a primeira turma, e, segundo a Seduc-SP, uma nova seleção será aberta ainda este ano para outras 500 vagas, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025.
Dia Internacional dos Estudantes
O Dia internacional dos Estudantes, celebrado neste domingo (17), homenageia a luta dos estudantes tchecos durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 17 de novembro de 1939, durante a ocupação nazista na Tchecoslováquia, hoje República Tcheca, oito estudantes e um professor foram brutalmente executados, enquanto mais de 1,2 mil estudantes da Universidade de Praga foram presos e enviados para campos de concentração, onde sofreram com as atrocidades do Holocausto.
Esse episódio foi um marco na resistência estudantil, e, em 1941, o Conselho Internacional de Estudantes, reunido em Londres com a presença de estudantes refugiados, oficializou o dia 17 de novembro como uma data global de tributo à memória dos estudantes assassinados e de reafirmação do compromisso com a liberdade de expressão e o direito à educação em todo o mundo.
Praga, na República Tcheca
Rich Marten
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: