10 de janeiro de 2025

Dia Mundial do Meio Ambiente: projeto leva conscientização ambiental a escolas na região de Jundiaí

O projeto Mata Ciliar reúne estudantes de 11 e 14 anos, que aplicam na prática as teorias aprendidas Mata Ciliar desenvolve projeto de conscientização ambiental na região de Jundiaí
O desmatamento e a poluição têm provocado severas mudanças ambientais em todo o mundo. Com o objetivo de reverter e evitar futuros desastres, a Associação Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), promove um projeto de educação ambiental com alunos da região.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), conheça o trabalho de preservação da fauna e flora promovido pela instituição.
Você sabe o que é mata ciliar, que dá nome à associação? É a vegetação que acompanha o curso dos rios e tem como papel principal filtrar a entrada de sedimentos e de poluição dos rios.
Esse é um dos tópicos que o grupo, composto por alunos entre 11 a 14 anos, aprende. A educadora ambiental Aline Guerra diz que essa ação tem como papel a sensibilização das gestões na preservação ambiental.
“Sensibilizar e capacitar a comunidade para a gestão pública, a gestão comunitária dos recursos hídricos, então a gente trabalha em várias frentes, como a educação ambiental”.
Projeto leva conscientização ambiental para alunos da região de Jundiaí (SP)
TV TEM/Reprodução
E os alunos estão levando à sério essa missão de salvar o planeta. A diretora escolar Juriene Pereira da Silva conta que eles têm se reunido para debater assuntos relacionados ao meio ambiente. “Esse grupo se reúne uma vez por semana, discute a questão mais séria ambiental do momento e tenta fazer alguma coisa prática.”
Preocupada com o futuro, Isabele Vitoria de Souza, de 11 anos, passou a aplicar os aprendizados dentro de casa. “Na minha casa eu separo lixo orgânico, lixo no lixo e na escola a gente também fala para nossos colegas que é para ajudar a gente a não jogar lixo no chão e sim na lixeira” .
Projeto aborda transformações climáticas e cuidados com o meio ambiente em salas de aula de Jundiaí (SP)
TV TEM/Reprodução
Gota de esperança
Um estudo da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA) mostrou que a mudança climática tem afetado diretamente o ciclo hídrico. Em 2024, a disponibilidade de água pode ser reduzida em até 40% para algumas regiões do Brasil.
Entre tantas ações que esses jovens realizam, uma delas é bem próxima do ambiente escolar: em um lago próximo da escola, onde monitoram as condições da água. Com os estudos, os alunos puderam ver de perto alterações na água, como mudança da tonalidade e odor.
Dentre as atividades, alunos da região de Jundiaí (SP), acompanham qualidade da água de lagoa
TV TEM/Reprodução
“A gente analisou aqui, por exemplo, o cheiro dessa água que incomoda. Temos resíduos, lixos em torno do parque”, diz Carlos Eduardo, de 14 anos.
Em meio a tantos problemas que ainda precisam ser corrigidos, há uma gota de esperança e ela está no empenho de jovens como Rebeca Cardoso Joaquim, de 13 anos, que não medem esforços para ver um planeta melhor. “Colocar placa, instruir as pessoas para jogar lixo no lixo, se é reciclável ou não, isso ajudaria bastante”, diz a aluna.
Projeto levou alunos para conhecerem impactos da poluição e desmatamento em lago de Itatiba
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias