Da vestimenta à alimentação, profissionais auxiliam foliões a manterem a energia durante todo o período carnavalesco O Carnaval do Maranhão 2025 é uma maratona de folia para milhares de brincantes que acompanham as atrações desde as prévias iniciadas em janeiro nos circuitos Vem Pro Mar e Vem Pro Centro. Para manter a energia e não descuidar da saúde, alguns cuidados são essenciais para aproveitar os dias com tudo o que o folião tem direito.
Dicas ajudam a curtir o Carnaval com energia e saúde
Divulgação/Gov do Maranhão
Nutricionista e coordenador de alimentação e nutrição da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Leudimar Soares Filho explica que os cuidados começam antes do brincante sair de casa. O ideal é escolher roupas leves e que permitam a circulação de ar, além de ingerir alimentos ricos em água, como melancia, melão e laranja.
“Além desses alimentos serem refrescantes e terem muitos nutrientes, ajudam na manutenção de um corpo mais hidratado. É indicado o uso de roupas leves e respiráveis, pois isso ajuda a reduzir a transpiração excessiva e mantém a hidratação. Outro fator importante é o uso do protetor solar”, orienta Leudimar Soares Filho.
Outro cuidado que não pode faltar é a ingestão de água antes, durante e depois da folia. Se durante a presença no circuito a pessoa apresentar sinais como boca seca, dor de cabeça, fadiga, tontura, redução do volume da urina e coloração mais escura, significa que pode estar em um quadro de desidratação.
“É importante que os brincantes bebam água regularmente e fiquem atentos a esses sinais de desidratação. A gente também deve ter cuidado com o consumo excessivo de álcool, pois o álcool inibe o hormônio antidiurético e isso faz eliminar mais água pela urina, o que pode desidratar o nosso corpo. Então se beber, acompanhar com a ingestão de água”, orienta Leudimar Soares Filho.
Além da água, o nutricionista afirma que a ingestão de bebidas isotônicas, como água de coco e sucos de frutas, são boas opções para repor eletrólitos perdidos durante o suor, contribuindo para evitar o quadro de desidratação.
Evite as lesões
O cuidado com a hidratação também é reforçado pelo ortopedista e diretor clínico do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), Newton Gripp. “Se você estiver hidratado isso não vai fazer grande diferença em relação à lubrificação articular, mas a desidratação pode causar problemas, então é importante hidratar”, ressalta.
O médico apresentou dicas valiosas para evitar lesões e outros problemas que podem estragar o período de Carnaval. Uma delas é a escolha de um calçado confortável, que seja ventilado, mas preso ao pé, o que ajuda no deslocamento em meio à multidão.
“Um calçado completamente aberto, como uma sandália ou chinelo, você pode acabar perdendo em um ambiente mais aglomerado e ficando sem a proteção para os pés. O salto também não deve ser usado no meio da multidão. Em caso de uma torção, o salto amplifica o trauma e pode produzir desde uma lesão ligamentar, que é cuidada em 15 dias, até uma fratura de gravidade maior”, observa.
O médico alerta para uma ação muito comum durante os shows, mas que pode trazer riscos à saúde: Quando uma pessoa sobe na costa da outra para poder visualizar as atrações. Embora seja algo corriqueiro, a ação pode trazer riscos à coluna, uma vez que o adequado é que o peso carregado corresponda a, no máximo, 10% do peso corporal.
“É comum você ver isso no carnaval, mas é algo que não deve ser feito, a pessoa deve respeitar o limite de 10% do peso corporal para não prejudicar a coluna. Usar sapatos confortáveis, de preferência sem salto algum, pois às vezes você está na multidão e não vê onde está pisando, pode pisar em algum obstáculo, como uma pedra ou lata de cerveja, ou mesmo em um buraco”, relata Newton Gripp.
O ortopedista explica que o ideal é manter uma atividade física regular ao longo do ano para o corpo estar preparado para os momentos mais intensos de esforço, como o Carnaval, sendo recomendado a musculação acompanhada por um professor de educação física ou um fisioterapeuta, medida recomendada para todas as idades.
“Embora não exista um exercício prévio para fazer em um curto período de tempo, o brincante pode fazer um alongamento básico para a musculatura dorsal, para pernas, coxas e braços. Isso é acessível em canais do YouTube e vai permitir brincar com mais liberdade, fazendo bem para o esqueleto da pessoa”, pontua.
Fazer pausas para brincar o dia inteiro
Outra dica valiosa e unanime entre os profissionais de saúde é alternar os momentos de diversão com pausas. O indicado é reservar momentos de parada para descansar e reidratar.
Dicas ajudam a curtir o Carnaval com energia e saúde
Divulgação/Gov do Maranhão
“Faça uma pausa, sente um pouco, depois levante, faça um alongamento e retorne para a brincadeira. Outra coisa é respeitar os limites do corpo, caminhou muito, carregou o filho no colo, seja qual for a atividade se começar a sentir dores no corpo faz uma pausa também. Com essas dicas dá para aproveitar o Carnaval o dia inteiro, sem muita sobrecarga e reduzindo o cansaço físico”, frisa o ortopedista Newton Gripp.
Dicas para um carnaval com mais energia e saúde:
– Hidratar antes, durante e depois de chegar ao circuito;
– Usar protetor solar;
– Ingerir alimentos ricos em água e nutrientes;
– Usar roupas leves que permitam a circulação de ar;
– Usar um calçado confortável, mas firme ao pé;
– Fazer alongamento para pernas, coxas e braços;
– Evitar sobrecarga de peso;
– Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso;
– Escolher momentos para pausas.