No maior município do Triângulo Mineiro, até esta segunda-feira (30), duas pesquisas foram encomendadas pela TV Integração e realizadas de forma presencial. Uma terceira será divulgada na quinta-feira (3). Saiba como as pesquisas eleitorais são feitas
Alguns moradores de Uberlândia foram abordados via telefone, aplicativo de mensagem ou redes sociais sobre uma suposta pesquisa a respeito do cenário eleitoral na cidade em nome da TV Integração.
A emissora, contudo, explica que as pesquisas encomendadas por ela são realizadas apenas de forma presencial pela empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) e divulgadas nos telejornais Integração Notícia, MG1, MG2 e no g1. Leia a íntegra mais abaixo.
Até a data de publicação desta reportagem, foram duas pesquisas realizadas e divulgadas a pedido da emissora: uma no dia 4 de setembro e outra no dia 19, ambas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma terceira será divulgada na quinta-feira (3).
As pesquisas têm a função de entender o clima da corrida eleitoral e informar o eleitor sobre a situação da disputa naquele determinado momento. A menos de uma semana das eleições municipais, o g1 Triângulo explica como funcionam um dos mais importantes instrumentos da democracia: as pesquisas eleitorais.
“A primeira coisa que a gente faz quando realiza uma pesquisa em um município é selecionar uma amostra, porque as pesquisas são feitas presencialmente, no local de moradia dos entrevistados”, explicou a diretora do Ipec, Márcia Cavallari.
🔔 Acompanhe as notícias das eleições no Triângulo
📲 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
Cavallari explicou, ainda, que a seleção das amostras é realizada por meio de um método estatístico, a probabilidade proporcional ao tamanho. Uma vez selecionados os setores, em cada um deles, são realizadas oito entrevistas.
“A distribuição desses setores faz a cobertura da cidade, ou seja, realiza o espalhamento geográfico da amostra. Os agentes procuram, nas casas, pessoas que se enquadram nos perfis selecionados para a pesquisa”, disse Cavallari.
O perfil é decidido a partir de dados do TSE, do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). São estabelecidas a proporção de homens e mulheres que serão entrevistados, as faixas etárias, grau de escolaridade, se a pessoa trabalha ou não trabalha e outras variáveis.
“O entrevistador vai marcando: ‘ah, nesse setor aqui já eu entrevistei uma mulher dessa escolaridade’ e, assim, eles vão cumprir uma amostra”, exemplificou a diretora.
A margem de erro das pesquisas Ipec são de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A margem de confiança das pesquisas é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. Em outras palavras, significa que se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas o resultado vai estar dentro da margem de erro.
Até a votação, a posição dos candidatos nas pesquisas ainda pode variar. Mas, no fim de uma eleição em que o eleitor teve acesso à informação precisa e de qualidade, quem vence é sempre a democracia.
Nota do IPEC
“O mercado de pesquisa no Brasil é amplo e seus agentes atuam com metodologias e técnicas diversas. No Ipec, as pesquisas são realizadas com rigor metodológico para representar o conjunto de eleitores do município, tanto em termos demográficos, como na distribuição geográfica das entrevistas. Adotamos padrões internacionalmente reconhecidos nos métodos utilizados em nossas pesquisas.
O Ipec esclarece ainda que em todos os municípios onde foi contratado para executar pesquisas eleitorais municipais em 2024 está realizando apenas pesquisas presenciais e domiciliares.
Além disso, o processo de execução das pesquisas realizadas pelo Ipec, incluindo as de intenção de voto, é rastreável, registrado eletronicamente da coleta do dado ao seu processamento, visando à integridade do dado coletado. O Ipec é ainda associado à ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa), que auto regulamenta a atividade de pesquisa no Brasil.”
Veja a agenda dos candidatos em Uberlândia