No ano passado, após 8 anos funcionando com horário reduzido, o portal voltou a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Disque Denúncia passa a funcionar dentro do Centro de Operações Rio
Reprodução/ TV Globo
Entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2024, o Disque Denúncia registrou mais de 93 mil denúncias de vários tipos de crimes em sua central de atendimento, um aumento de 23% em relação ao ano de 2023, quando foram recebidos 75.872 registros. Os dados foram divulgados pelo orgão na manhã desta terça-feira (14).
No ano passado, após 8 anos funcionando com horário reduzido, o portal voltou a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Agora, ao invés de ser ajudado pelo Governo do Estado, o programa recebe aportes da Prefeitura do Rio.
Segundo o Disque Denúncia:
1.391 bandidos foram presos;
333 foragidos da Justiça foram recapturados;
6 toneladas de drogas apreendidas;
1.003 armas, incluindo fuzis, apreendidos e;
26 mil munições apreendidas.
Ainda de acordo com o programa, com a ajuda das denúncias, mais de 4 mil toneladas de barricadas foram retiradas das ruas de todo o estado; 370 veículos foram recuperados no RJ e 1.362 máquinas caça-níqueis foram apreendidas.
O programa afirma ainda que 9,2 toneladas de cabos e fios de cobre roubados foram apreendidos em ferros velhos do estado.
De acordo com o portal, cargas roubadas, de diversos tipos, avaliadas em R$ 734 mil foram recuperadas pela polícia após receberem informações do Disque Denúncia.
Linha Verde
O Linha Verde do Disque Denúncia, programa voltado para o recebimento de denúncias sobre crimes ambientais, ajudou a identificar:
mais de 576 mil metros quadrados de área degradada;
a resgatar cerca de 1.500 animais silvestres de cativeiros clandestinos;
a aprender mais de 7 toneladas de carvão e 1 tonelada de Tainha [tipo de peixe] pescada em período de defeso.
Defesoé a época em que as atividades de pesca artesanal e comercial ficam vetadas ou controladas por força de Portaria do Ibama.
Disque Denúncia Mulher
Já o programa Disque Denúncia Mulher — que tem o objetivo de combater, de forma efetiva e segura, as diversas formas de violência contra a mulher — recebeu em 2024 mais de 900 denúncias.
Segundo o programa, 31.6% a mais do que no ano anterior, quando foram registradas 693 informações.
Só no ano passado, 324 denúncias de violência contra a mulher, feitas ao Disque Denúncia, geraram ações efetivas.
Desaparecidos
Já o programa Desaparecidos, segundo o Disque Denúncia, ajudou a encontrar 169 pessoas, entre crianças, jovens e idosos.
“A colaboração da população que liga para o Disque Denúncia é fundamental para o sucesso do programa. Os resultados mostram, por si só, que a sociedade conhece e confia no trabalho que o Disque Denúncia realiza há 30 anos”, afirmou Renato Almeida, presidente do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque Denúncia.