20 de setembro de 2024

Diversidade na moda: inclusão e transformação

Compreenda os principais desafios da pluralidade feminina nas campanhas de moda
Crédito: Divulgação
A diversidade na moda está sendo consolidada dentro do mercado, mas como ainda existe uma certa resistência quando falamos em marcas menos conhecidas pelos consumidores, essa diversidade perde força e acaba perdendo o lugar para o convencional. Diante desse cenário, pode ser observado uma série de fatores que impactam diretamente essa nova realidade.
Além dos desafios, a representação diversa nas campanhas de moda possui um impacto profundo na sociedade. Quando as pessoas se veem representadas nas campanhas e passarelas, elas se sentem mais incluídas e valorizadas. E essa visibilidade contribui para a construção de uma autoestima mais saudável e para a desconstrução de padrões de beleza irreais. A moda, nesse sentido, se torna um poderoso instrumento de empoderamento e inclusão social.
A diversidade na moda também se conecta na busca por uma indústria mais sustentável. Pois ao ampliar a gama de corpos e identidades representadas, a moda se aproxima de um ideal de beleza mais real e menos padronizado. Essa valorização da diversidade cultural e étnica, por exemplo, incentiva o uso de tecidos naturais e técnicas de produção artesanal, contribuindo para a redução do impacto ambiental da indústria da moda.
Ao lançar coleções inclusivas no ano de 2023, como a cápsula de inverno “MadrePérola” com peças de tamanho plus size e uma campanha de verão com modelos negras, uma marca de moda mineira, chamada Kímika, não apenas ampliou a sua base de clientes, mas também gerou um impacto social positivo. A empresa, ao valorizar a diversidade, não apenas atende às demandas de um mercado cada vez mais consciente, mas também contribui para a desconstrução dos padrões de beleza e a promoção da autoestima de mulheres negras e plus size.

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As mídias sociais também desempenham um papel fundamental na disseminação da ideia de diversidade na moda. Influenciadores digitais utilizam suas plataformas para celebrar a diversidade, desafiar os padrões de beleza e promover marcas que se comprometem com a inclusão. A interação entre marcas e consumidores nas redes sociais também têm impulsionado mudanças significativas na indústria da moda.
O futuro da moda aponta para uma crescente valorização da diversidade. Consumidores cada vez mais conscientes buscam marcas que refletem seus valores e que promovem a inclusão. As empresas que investem na diversidade na moda, como a Kímika, não apenas atendem às demandas do mercado, mas inspiram mulheres empoderadas a refletirem sua identidade no seu dia-a-dia.

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