Ainda não há informações sobre a data de inauguração da sala Adélia Prado. Expectativa é que o espaço traga documentos, obras e objetos que ajudem a contar a história da autora e sua relação com a cidade natal, segundo a Prefeitura. A escritora Adélia Prado em 2016
Raquel Gondim/G1 MG
O Museu Histórico de Divinópolis ganhará uma sala dedicada à escritora e poetisa Adélia Prado. A criação do espaço busca homenagear a autora, considerada uma das mais importantes vozes da literatura brasileira. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Cultura na última quinta-feira (20).
O projeto prevê um ambiente onde visitantes poderão conhecer mais sobre a trajetória e a obra da escritora, que nasceu na cidade e se tornou referência nacional na poesia.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa começou a ser discutida no início do ano e deve ganhar mais detalhes em breve.
Ainda não há informações sobre a data de inauguração nem sobre o que será exposto no local. A expectativa é que o espaço traga documentos, obras e objetos que ajudem a contar a história da autora e sua relação com Divinópolis.
“Nada mais justo que homenagear essa ilustre divinopolitana reconhecida mundialmente pelos seus poemas. Divinópolis se orgulha de Adélia Prado e o espaço será dedicado para o público poder conhecer um pouco da história da maior poetisa viva do Brasil”, destacou.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Quem é Adélia Prado
Adélia Prado vence o Prêmio Camões
Adélia nasceu em Divinópolis, em dezembro de 1935. Além de poetisa, é filósofa, romancista e contista ligada ao modernismo brasileiro.
A escritora tem 89 anos e tornou-se a terceira brasileira e primeira escritora mineira a vencer o Prêmio Camões em 2024, além de ter recebido o Prêmio Machado de Assis no mesmo ano.
Antes de se dedicar integralmente à literatura, Adélia Prado foi professora por 24 anos. Sua obra representou a revalorização do feminino na literatura brasileira, ao explorar o papel da mulher como intelectual, mãe, esposa e dona de casa. Com uma linguagem simples e direta, seus textos são marcados por forte lirismo e espiritualidade.
‘Duplamente em festa’, diz escritora Adélia Prado ao vencer Prêmio Camões e Machado de Assis em menos de uma semana
Outros prêmios de Adélia Prado
Jabuti de Literatura (1978)
ABL de Literatura Infantojuvenil (2007)
Literário da Fundação Biblioteca Nacional (2010)
Associação Paulista dos Críticos de Arte (2010)
Clarice Lispector (2016)
Literatura do Governo de Minas Gerais (2017)
Associação de Artistas e Designers de Artes Aplicadas da Sérvia (2018)
Prêmio Camões 2024
Prêmio Machado de Assis 2024
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas