18 de novembro de 2024

Divulgação de ‘Alien: Romulus’ viraliza ao conectar filme com caso do ET de Varginha de 1996

Cidade mineira conhecida pelos relatos de uma suposta aparição extraterrestre foi escolhida como cenário da pré-estreia mundial; entenda por quê. Divulgação de ‘Alien: Romulus’ viraliza ao conectar filme com caso do ET de Varginha de 1996
André Velozo
A divulgação de “Alien: Romulus” em Varginha (MG) chamou a atenção nas redes sociais nesta semana ao vincular o famoso caso do ET ao lançamento do novo filme da franquia. A cidade, conhecida pelos relatos de uma suposta aparição extraterrestre em 1996, foi escolhida como cenário da pré-estreia mundial na última terça-feira (13).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De ônibus envelopados a outdoors, a campanha espalhou mensagens pela cidade com alusão ao incidente: “Aqui em Varginha, chamamos de documentário” e “De ET a gente entende”.
As frases, que conectam a misticidade do assunto ao universo do filme, viralizaram na Internet, se tornando um “prato cheio” para os internautas, principalmente fãs da cultura pop e de ficção científica.
Initial plugin text
Nos comentários, os usuários destacaram o fato da cidade ser escolhida novamente como o centro das atenções por um tema parecido com o de quase 30 anos atrás.
“Fede Alvares [o diretor] se inspirou na estátua da praça do ET de Varginha para fazer o design do Xenomorfo em seu longa-metragem”, brincou um internauta.
“Achei criativa a ação de Alien Romulus em Varginha”, disse uma pessoa. “Varginha ter sido a cidade escolhida pra celebrar a estreia do novo filme Alien Romulus, tem coisa mais Brasil que isso?”, comentou outro usuário.
Divulgação de ‘Alien: Romulus’ viraliza ao conectar filme com caso do ET de Varginha de 1996
André Velozo
Além de ônibus e outdoor personalizado, Varginha também recebeu ativações como carro de som, locutor de loja, spot de TV e rádio – ações que também movimentaram a cidade e repercutindo comentários entre os moradores.
👉 Apesar das brincadeiras sugerirem que o filme poderia ser um “documentário”, o longa não tem relação direta com o caso do ET de Varginha. A produção faz parte da franquia “Alien” e segue sua própria narrativa de ficção científica, sem conexão com a cidade mineira. (Veja mais abaixo)
Relembre o caso do ET de Varginha
Varginha, no Sul de Minas, é conhecida pela suposta aparição extraterrestre desde quando três meninas afirmaram ter visto um ser estranho em 20 de janeiro de 1996. Conhecido como “incidente de Varginha”, o caso até hoje é referência ufológica no mundo.
Kátia Xavier, Valquíria Sílvia e Liliane Sílvia descreveram a criatura como um alienígena com “pernas, braços, chifres, pele marrom e olhos vermelhos”.
O caso foi manchete no Brasil inteiro e marcou a história dos anos 1990 no país. Desde então, foram criadas diversas teorias, versões da história e levou estudiosos a buscarem respostas e explicações.
Caso de ET de Varginha ainda traz dúvidas e mistérios
Arte / Renato Munhoz / EPTV
Na época, autoridades locais precisaram desmentir, mais de uma vez, que o tal ser havia sido capturado e que havia informações concretas sobre o suposto alienígena.
Varginha tornou-se, à época, o centro das atenções de pesquisadores e ufólogos que passaram a falar sobre o “ET de Varginha”. E mesmo após 28 anos, ainda há especulações que giram em torno da suposta aparição, caso que acabou se tornando um folclore local.
VEJA TAMBÉM
🗺️ ROTA DO ET: veja 8 locais para conhecer em alusão à criatura na cidade da suposta aparição
👽 Entenda por que a suposta aparição teria ocorrido em Varginha
🛸 MAIS CASOS? Relatos indicam mais aparições e avistamentos no Sul de Minas
🔎 Veja como está o local do suposto aparecimento do extraterrestre em Varginha
Pré-estreia mundial
Reacendendo o interesse pelo ET de Varginha e revivendo o contexto local, a première mundial de “Alien: Romulus” aconteceu na última terça-feira (13) no Via Café Shopping Center.
Além de muitos espectadores e, claro, curiosos, o encontro teve a presença de influenciadores digitais convidados como Gkay, Daniel Pires, Lucas Cunha, Júlio Cocielo e Christian Figueiredo.
Veja no vídeo abaixo os preparativos para a pré-estreia:
Filme ‘Alien: Romulus’ terá pré-estreia em Varginha, cidade da suposta aparição do ET
Na visão de internautas, a escolha da cidade foi uma surpresa, já que eventos desse tipo geralmente ocorrem em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Decisão considerada incomum e que chegou a ser comparada com um “plot twist” – termo que significa reviravolta inesperada na linguagem do cinema.
Sequência da franquia
A trama se estende em outras oito produções, sendo ‘Alien: Romulus’ a nona produção de uma das sagas de ficção científica mais famosas. O filme oficialmente chegou às telas na quinta-feira (15).
O novo longa se passa entre o primeiro filme da franquia, Alien: O Oitavo Passageiro (1979), e o segundo, Aliens: O Resgate (1986) – mais especificamente cerca de 20 anos após a produção que inicia a saga.
g1 já viu: ‘Alien: Romulus’ é belo equilíbrio entre homenagem e cópia para ressuscitar a franquia
Assista ao trailer de ‘Alien: Romulus’
Na trama, um grupo de jovens vasculham uma estação espacial desativada, na esperança de encontrar a tecnologia necessária para deixar seu planeta condenado para trás, mas que acabam despertando involuntariamente o organismo mais aterrorizante do universo.
Considerada um marco da cultura pop, a franquia conta com: Alien: O Oitavo Passageiro (1979), Aliens: O Resgate (1986), Alien 3 (1992), Alien: A Ressurreição (1997), Alien vs. Predador (2004), Alien vs. Predador 2 (2007), Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017).
A franquia é um sucesso desde a década de 1980 e já obteve mais de 22 indicações em prêmios renomados do cinema como Oscar®, Globo de Ouro®, BAFTA Awards®, entre outros.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias