4 de janeiro de 2025

Do cultivo de cacau ao chocolate: Ovos artesanais de Páscoa estão no topo do faturamento de empresária paraense

Mesmo com alta de 20% no preço dos ovos de Páscoa, expectativa é de crescimento nas vendas, segundo associação. Período de Páscoa movimenta economia e estimula empreendedorismo no Pará
Os ovos de chocolate estão em destaque e podem ser encontrados de diversas cores, diversos tamanhos e sabores. Os produtos estão mais caros em relação ao ano passado nos supermercados da Grande Belém, com reajustes que chegam a mais de 20%, segundo levantamento do Dieese.
Os aumentos dependem do tipo do produto, fabricante , local de venda e tamanho. As justificativas para os reajustes estão relacionadas às mudanças climáticas que encarecem a matéria prima do chocolate, e os custos com as embalagens.
Apesar das altas, o consumo de chocolate tem aumentado ao longo dos anos, atingindo 3,6 quilos por pessoa em 2022, um aumento de 10% em relação ao ano anterior (2021 com 3,2 kg).
Mesmo com alta nos preços, expectativa é de aumento nas vendas de ovos de Páscoa
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Para este ano, a expectativa é de mais crescimento nas vendas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas.
“Eu estou sempre pesquisando, em vários supermercados, e normalmente só compro na semana da Páscoa mesmo”, diz a advogada Luciana Cavaleiro.
Tendência de crescimento no Pará
Empreendedores do ramo do chocolate também aumentaram e a dica é usar a criatividade e se planejar
Pexels/poliana paliari
Em média, 1.700 empresas de fabricação de produtos derivados do cacau foram abertas, em todo país, segundo levantando do Sebrae. No Pará, a tendência tem sido de crescimento também: 128 novos empreendimentos foram abertos entre 2019 e 2023.
Para empreendedores do ramo, a Páscoa é sempre bem vinda. Márcia Nóbrega aposta na variedade e criatividade.
Os ovos artesanais de chocolate estão no topo do maior faturamento no ano da empreendedora.
“A Páscoa é uma euforia danada, pra dar aquela lembrancinha, e é muito importante dar uma lembrança saudável, com ingredientes finos, para não prejudicar a saúde”, comenta Márcia.
Além da venda do produto final, a empreendedora tem uma plantação de cacau no interior do Pará.
“A gente faz o chocolate desde a plantação. É feita a colheita, fermentação, cercagem, torragem, vai para o moinho de pedra, e parte para os nossos produtos. A nossa clientela busca o chocolate saudável”, diz.
Planejamento é importante para fechar vendas
Em média, 25 empresas surgem no Pará, nos últimos cinco anos, de acordo com o Sebrae. O setor do chocolate está se desenvolvendo, até mesmo pela demanda, o Brasil tem aumentado o consumo de chocolate.
As dicas do Sebrae são:
Ser criativo na divulgação
Oferecer opções
Se organizar para atender as demandas
“Fazer um bom planejamento, se organizar, às vezes a falta de um ajuste deixa de vender a quantidade desejada”, indica o gerente da Agência Metropolitana do Sebrae no Pará, Igor Silva.
Assista a outras notícias do Pará:

Mais Notícias