27 de fevereiro de 2025

Do som ao carro alegórico: bloco de carnaval no interior de SP foca na participação de pessoas com deficiência


A 3ª edição do ‘Amigos da Lilica’ ocorre neste domingo (2) em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Organizadores pensaram na acessibilidade para o desfile de cerca de 400 integrantes. Bloco Amigos da Lilica na 2ª edição com o tema ‘Olinda’ em Santa Bárbara d’Oeste
Leandro Leal/Divulgação
As ruas de Santa Bárbara d’Oeste serão palco para a terceira edição do bloco de Carnaval ‘Amigos da Lilica’ neste domingo (2). O diferencial do evento está nas ações que promovem a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no desfile.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
De acordo com os organizadores do bloco, cerca de 400 pessoas desfilarão divididas nas seguintes alas: pessoas com cadeiras de rodas, com Síndrome de Down, com Autismo, com deficiência visual, com deficiência auditiva e pessoas com síndromes raras. O tema central deste ano é o Circo.
“No desfile, participam desde crianças de 2 anos, como a Maitê, até adultos, como o Senhor Benedito que tem 70 anos e é deficiente visual”, afirma a idealizadora do bloco Lilica Amancio.
Bloco Amigos da Lilica na 2ª edição com o tema ‘Olinda’ em Santa Bárbara d’Oeste
Leandro Leal/Divulgação
Os participantes do bloco fazem parte do Instituto Pernas da Alegria, que promove atividades para crianças, adultos e idosos com deficiência em Santa Bárbara d’Oeste, além do bloco de Carnaval.
Amigos e familiares dos frequentadores do instituto participam do desfile. Mas toda a comunidade tem sido convidada pelo bloco para festejar o Carnaval 2025.
“Conforme passamos pelas avenidas, as pessoas vão saindo nas janelas, vão descendo dos prédios e vão acompanhando a gente. É muito lindo!”, informa Lilica Amancio.
Percurso
A concentração será às 15h em frente ao Museu da Imigração na rua João Lino. Às 16h, os foliões partirão para a rua XV de novembro. O trajeto inclui a rua Floriano Peixoto e acaba na Praça Central.
Bloco Amigos da Lilica na 2ª edição com o tema ‘Olinda’ em Santa Bárbara d’Oeste
Leandro Leal/Divulgação
Estrutura
O bloco contará com trio elétrico, que tocará samba-enredo autoral sobre a atuação do grupo Pernas da Alegria. A música foi resultado do trabalho da musicista Helê Mendes e do Grupo Deu Braza. A apresentação ainda terá interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pensada para a integração das pessoas com deficiência auditiva.
Além disso, haverá um carro alegórico para levar as pessoas com cadeiras de rodas pelo trajeto.
“As pessoas com cadeiras de rodas vão na primeira ala em cima da plataforma do caminhão, porque elas vão sentadas e conseguem ter uma visibilidade melhor. Logo atrás delas, temos a ala das pessoas com Síndrome de Down e depois a gente colocou os autistas, por conta da distância do som. Nós levamos abafadores de som para aqueles que não conseguem ficar com muito barulho”, informa Lilica Amancio.
Bloco Amigos da Lilica na 2ª edição com o tema ‘Olinda’ em Santa Bárbara d’Oeste
Leandro Leal/Divulgação
Pernas da Alegria
De acordo com Lilica Amancio, o instituto Pernas da Alegria existe há 14 anos em Santa Bárbara d’Oeste. Por meio de voluntários, há o atendimento de pessoas com deficiência com atividades adaptadas até doações de itens.
“Nós ajudamos com cadeiras de rodas adaptada, fraldas, doações de remédio… tudo que eles precisam, porque a maioria é de classe social baixa. Então, todo esse movimento é para deixar a vida deles um pouco mais confortável e alegre”, explica Lilica Amancio, que também é palhaça na organização.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias