21 de outubro de 2024

Doações de sangue no Posto de Coleta de Itapetininga têm queda e cadastro para novos doadores segue aberto

O Posto Municipal de Coleta de Sangue está cadastrando novos doadores. Além de doações individuais, grupos organizados também podem fazer seu agendamento para as doações. O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Camargo”, em Itapetininga, está cadastrando novos doadores
Reprodução/TV TEM
A Prefeitura de Itapetininga registrou queda de doações no Posto de Coleta de Sangue da cidade. O cadastro para novos doadores segue aberto e o executivo reforça a importância da doação que ajuda a salvar vidas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em agosto, o Posto Municipal de Coleta recebeu 272 bolsas de sangue, com uma média de 19,4 coletas ao dia. Já em setembro, foram 219 doações, com média diária de 18,2 bolsas de sangue, uma queda de 20% nas coletas. Se as previsões se confirmarem, outubro deve seguir com redução nas doações. Até o dia 18, o mês registrava 181 bolsas coletadas, com média de 18,1 doações ao dia.
“Temos percebido uma queda nas doações desde o mês de setembro, possivelmente por conta de alguns períodos de frio, mas historicamente, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, a coleta cai ainda mais. Isso porque as pessoas estão concentradas nos preparativos das festas de final de ano, viajando, se preparando para as férias e, nessa correria, deixam de fazer sua doação”, explica Ana Carolina Lima Carvalho de Campos, coordenadora do Posto Municipal de Coleta de Sangue, em Itapetininga.
É importante destacar que, de acordo com a logística do serviço, as coletas de bolsas de sangue no posto municipal são realizadas três vezes por semana, às terças, quartas e sextas, das 07h às 12h.
Os baixos estoques de sangue podem trazer muitas complicações, seja para abastecer os hospitais, na hora de socorrer uma emergência, para pessoas com necessidade de receber doações regularmente devido a alguma condição de saúde, ou durante emergências em intervenções cirúrgica.
O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Camargo”, em Itapetininga, está cadastrando novos doadores. Além de doações individuais, grupos organizados também podem fazer seu agendamento para as doações.
Para se cadastrar os interessados devem comparecer pessoalmente à rua Dr. Jorge Ozi, 692, no centro, munidos dos documentos pessoais e carteira de doador (caso já doador de sangue). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h às 17h.
Mais informações: (15) 3273-5072 / (15) 99673-3676
E-mail: doesangue@itapetininga.sp.gov.br
O Posto de Coleta de Sangue será instalado à rua Jorge Ozi, 692, na área central, em um imóvel com mais de 131 m² e toda estrutura necessária para os procedimentos de doação.
Divulgação/Prefeitura de Itapetininga
Quero doar! O que preciso saber?
Ter entre 16 a 69 anos, sendo que a primeira doação deverá ocorrer antes dos 60 anos (se menor, estar acompanhado do responsável legal, ambos com documento oficial com foto);
Pesar mais de 50kg;
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da coleta;
Não ter ingerido bebida alcóolica nas 12 horas que antecedem a doação;
Ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior.
Confira no link todas as orientações e critérios para ser um doador de sangue.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias