Produzido por alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e Jornalismo da Unifor, o filme será exibido no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, no dia 12 de novembro. O documentário propõe uma reflexão acerca da ocupação humana na terra por meio do depoimento de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba
Tom Vital
O documentário “Raízes do Mangue”, produção da TV Unifor, realizada por alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Jornalismo da Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz –, foi selecionado para o 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, um dos principais eventos de cinema do Nordeste. A exibição acontecerá no dia 12 de novembro, a partir das 14h, no Cineteatro São Luiz, localizado no centro de Fortaleza.
A sessão é gratuita e aberta ao público, assim como toda a programação do Cine Ceará. Os ingressos para assistir “Raízes do Mangue” serão disponibilizados na página do Cineteatro São Luiz na plataforma Sympla, a partir das 14h do dia 11 de novembro. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão. Após a exibição, será realizado debate com a equipe do filme, oferecendo a oportunidade de compartilhar com a sociedade o trabalho dos alunos e celebrar essa conquista.
“Raízes do Mangue” destaca a importância dos manguezais para o ecossistema e a cultura local, abordando temas como preservação ambiental e identidade comunitária. O filme propõe-se a promover uma reflexão acerca da ocupação humana na terra através do depoimento de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza, no Ceará.
Dirigido pela cineasta agênero piauiense, Charlotte Cruz, o documentário faz parte da série Ekobé, cuja estreia aconteceu no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) em 2024.
Serviço
Exibição do documentário “Raízes do Mangue” no 34º Cine Ceará
Data: 12 de novembro de 2024
Horário: 14h às 18h
Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza, CE)
* Ingressos gratuitos no Sympla (disponíveis a partir de 11/11)