22 de fevereiro de 2025

Dois brasileiros deportados dos Estados Unidos são presos ao desembarcarem em Fortaleza


Contra eles havia mandados de prisão da Justiça do Paraná e de Minas Gerais, além de uma notificação da Polícia Internacional. Um deles tinha mandado de prisão por ‘arregimentar e levar cidadãos a outros países’. Voo com deportados brasileiros dos Estados Unidos pousa em Fortaleza.
Kid Kunior/Sistema Verdes Mares
Dois dos 94 passageiros que desembarcaram em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21), deportados dos Estados Unidos, foram presos assim que pisaram em solo brasileiro, no aeroporto da capital cearense. Contra eles, havia uma notificação da Interpol (Polícia Internacional) e mandados de prisão da Justiça do Paraná e de Minas Gerais.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“Nós tivemos hoje, nesse voo, dois cidadãos brasileiros que estavam na lista da Interpol, que é um mandado internacional de prisão. Então, quando eles desembarcaram aqui no Brasil, nós já tínhamos previamente os dados e eles foram conduzidos até a nossa viatura para comprimento desse mandado de prisão”, afirmou o policial federal Simões de Oliveira Franco, em coletiva de imprensa no Aeroporto de Fortaleza.
Um deles responde pelo crime de roubo e o outro por “arregimentar e levar cidadãos a outros países”.
“Eles estavam foragidos da Justiça Brasileira e havia, como eu mencionei, uma Red Notice, que é uma difusão vermelha da Interpol, que é para o mundo inteiro procurar e prender onde estiver”, detalhou o policial.
Eles vão agora irão para o IML fazer os procedimentos legais de saúde e, em seguida, vão ser apresentados para sistema penitenciário estadual. Caberá à Justiça definir em que estado eles seguirão presos.
Chegada de 94 brasileiros
Brasileiros deportados recebem alimentação e produtos de higiene.
Isaac Macedo/ Sistema Verdes Mares (SVM)
O voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Brasil nesta sexta-feira (21) às 10h50. Este foi o terceiro voo com deportados brasileiros no segundo mandato de Donald Trump. Fortaleza foi escolhida como destino para evitar que brasileiros sobrevoem o território nacional algemados.
Dos 94, nove são crianças e dois são idosos, informou Socorro França, Secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará. De acordo com ela, os brasileiros chegam “machucados emocionalmente” e estão sendo recebidos com serviços psicológicos e sociais, produtos de higiene e alimentação.
LEIA TAMBÉM:
Motorista perde controle e cai com carro do terceiro andar de estacionamento de shopping
Foto em rede social levou polícia a descobrir que PM matou motorista durante discussão
Desta vez, o embarque nos EUA foi acompanhado por um diplomata brasileiro em Alexandria, na Luisiana. O avião saiu do aeroporto de Alexandria (Luisiana), à 1h, pelo horário de Brasília.
Após a chegada do grupo, um avião da FAB sairá de Fortaleza com destino a Belo Horizonte, às 12h, com previsão de chegada às 15h na capital mineira. Esse voo é para aqueles que optarem sair de Fortaleza ou não tiverem condições de pagar um voo comercial.
“Nós temos aqui kit de alimentação, kit de higiene, a saúde está aqui a postos. Temos um grupo de psicólogos e um grupo de assistentes sociais para fazer o atendimento a fim de que eles se sintam efetivamente em casa. É importante que nesse momento eles sintam que chegaram no país deles, que eles estão em casa, que nós estamos ali acolhendo. Porque geralmente, quando eles aqui aportam, já veem um tanto quanto tristes com tudo que aconteceu”, disse Socorro.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias