Abalos sísmicos aconteceram em Frutal e foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília e pela Rede Sismográfica Brasileira. Tremor de terra de magnitude 4.1 é registrados em Furtal
Um abalo sísmico de magnitude 4,1 foi registrado na manhã desta terça-feira (18) em Frutal, no Triângulo Mineiro. A informação foi confirmada pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (veja vídeo acima).
O tremor foi seguido por outro na região, de magnitude 3,2, segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). A diferença entre eles foi de 11 minutos. O primeiro tremor foi sentido pelo moradores às 10h08. O segundo, às 10h19.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Foram registrados só neste ano, 28 tremores de terra entre Frutal e Planura, sendo que o dessa terça, de 4,1, foi o de maior magnitude. Os dados são também são do observatório.
Segundo o geógrafo João Paulo Santos Maia, esses abalos ocorrem por conta de uma colisão entre placas, ou seja, há uma pressão entre as placas tectônicas Sul-Americana e a de Nazca com a cadeia MesoAtlântica, causando os eventos sísmicos.
O geógrafo falou ainda ao g1 que o abalo sísmico de até 5,0 é considerado de baixa magnitude.
“Mas, para o Brasil, o valor de 4.1 pode ser considerado relavitamente raro, já que tremores assim não são comuns no país”.
Moradores da região sentiram o abala por pouco mais de 10 segundos, como demonstra o vídeo acima. Em comércios, é possível observar prateleiras se abalando e uma luz chega a estourar em uma casa.
Abaixo, relação de eventos significativos naturais informados pelo Observatório Sismológico da UnB.
Frutal abalo sísmico tremor terra Observatório Sismológico Tabela
Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília/Reprodução
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas