9 de novembro de 2024

Domador filmado agredindo cavalo com patas amarradas no Paraná admite erro: ‘Não é o jeito correto’


Vídeo motivou inquérito da Polícia Civil, que afirma que abriu termo circunstanciado de infração penal de maus-tratos. Homem afirma que é domador e amarrou animal porque estava sendo atacado por ele. Homem é filmado agredindo cavalo e polícia investiga maus-tratos
Adair Teles Mendes, que está sendo investigado pela polícia após ser filmado agredindo um cavalo com as patas amarradas, concedeu uma entrevista à RPC afirmando que é domador e admitindo que agiu de forma errada com o animal.
“Ele queria dar coice e caía no chão e eu instigava ele a levantar de novo, pra ele ficar de pé. Eu queria que ele ficasse de pé com as maneias [equipamentos usados para amarras cavalos]. […] Não é o jeito correto; eu espantei ele com o pé pra ele levantar, pra ficar de pé, pra eu poder chegar nele”, afirmou.
O caso aconteceu em Guarapuava, na região central do Paraná, e foi filmado por uma pessoa que viu a cena. As imagens são fortes e, por isso, foram congeladas. Elas foram compartilhadas nas redes sociais e anexadas ao inquérito policial. Veja acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No vídeo, é possível ver que o homem chuta o animal e pisa no pescoço dele repetidas vezes. Ele também o puxa com uma corda, tentando fazer com que o animal levante – porém, como está com as patas amarradas, o cavalo não consegue levantar e volta a apanhar.
Mendes alegou que logo depois do momento filmado ele retirou as amarras do animal, que estava no primeiro dia de doma.
“Ele caiu duas, três vezes e eu já tirei as maneias”, afirmou.
Daniel Cruz é hipologista, ou seja, especialista em cavalos, e reprova a conduta adotada pelo morador de Guarapuava.
“Eu costumo dizer que quando entra a inteligência, o conhecimento, a racionalidade, você diminui muito a questão da força. Existem práticas hoje que a gente não precisa mais usar essa forma antiga de você ‘dessensibilizar’ ou manear o cavalo”, explicou.
Leia também:
Luto: Policial do Paraná que estava em guincho da PM e foi atingido por caminhão que tombou na BR- 376 morre no hospital
Caso Isis: Cães farejadores especializados em cadáveres integram buscas por adolescente grávida desaparecida no Paraná
Guarapuava: Menino de três anos é encontrado morto dentro de lago
Investigação por maus-tratos
Homem flagrado chutando cavalo se identifica como domador
Segundo a Polícia Civil, foi aberto um termo circunstanciado de infração penal de maus-tratos contra o homem. O termo circunstanciado é utilizado em casos de crimes de menor pena.
“As imagens são bastante elucidativas do que estava acontecendo, de maneira que entendi ser necessário já de pronto instaurar o termo circunstanciado”, explica o delegado Bruno Miranda Maciozek.
No caso da agressão a um cavalo, a pena máxima prevista é de até um ano de prisão, o que pode ser convertido em multa ou prestação de serviços comunitários.
Homem é filmado agredindo cavalo com patas amarradas no Paraná
Reprodução
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.

Mais Notícias