O comentário foi feito por outro usuário da rede social Truth, um influenciador de direita, que escreveu, abaixo de uma foto das duas: ‘Engraçado como os boquetes impactaram as carreiras de ambas de forma diferente…’ Donald Trump repostou comentário obsceno sobre Kamala Harris e Hillary Clinton
Truth/Reprodução
Donald Trump repostou um comentário obsceno e desrespeitoso sobre Kamala Harris e Hillary Clinton na rede social Truth, nesta quarta-feira (28).
O candidato republicano, que concorre à Casa Branca com a atual vice-presidente democrata, destacou em seu feed um post feito por Zeek Arkham, um influenciador americano que descreve seu perfil como conservador, pró polícia e pró América.
“Engraçado como os boquetes impactaram as carreiras de ambas de forma diferente…”, escreveu Zeek.
Segundo a agência de notícias Reuters, o comentário é referência a um ataque frequente feito a Harris por apoiadores da direita nas redes: de que o fato dela ter namorado brevemente o ex-prefeito de São Francisco Willie Brown, há mais de 20 anos, foi responsável por sua ascensão política.
Já a provocação a Clinton relembra o episódio em que o marido dela, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, teve um caso com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky na década de 1990.
Em entrevista nesta quinta-feira (29), o assessor sênior da campanha de Trump, Jason Miller, disse que viu a publicação na rede social, mas não a discutiu com Trump e afirmou que não sabia se Trump “viu o comentário que estava lá ou simplesmente a foto”.
Kamala Harris e Hillary Clinton ainda não se pronunciaram.
Ataque há um mês sobre questão racial
Trump ataca Kamala e sugere que democrata usa sua identidade negra por razões políticas
Há cerca de um mês, Donald Trump já havia atacado a vice-presidente dos Estados Unidos por sua identidade racial. O candidato republicano sugeriu que a democrata usa sua identidade negra por razões políticas.
“Ela é indiana ou negra? Ela era indiana por completo e, de repente, deu uma guinada e se tornou uma pessoa negra”, disse Trump na convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros.
A mãe de Harris é indiana e o pai é negro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Depois da declaração, a Casa Branca se pronunciou e classificou os comentários de Trump sobre a identidade racial da vice-presidente como ofensivos.
“O que ele acabou de dizer é repulsivo. É um insulto”, disse a secretária de imprensa, Karine Jean-Pierre.
Donald Trump na convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros
Reuters
‘Se tem algo a dizer, diga na minha cara’
Um dia antes desse episódio, em um comício em Atlanta, Kamala Harris provocou o adversário. Além de convocá-lo ao próximo debate programado, ela também falou sobre as críticas que ele tem desferido contra ela.
“Donald, espero que você reconsidere encontrar comigo no debate. Porque, como diz o ditado, se você tem algo a dizer, diga na minha cara”, afirmou, sendo ovacionada pelo público.
Uma semana antes, líderes do Partido Republicano se reuniram na Câmara dos Estados Unidos e o presidente do Comitê Nacional Republicano do Congresso, Richard Hudson, pediu aos colegas que evitem ataques racistas e sexistas contra Kamala Harris e continuem criticando a vice-presidente por seu papel nas políticas do atual governo.
Kamala Harris em comício em Atlanta
REUTERS/Dustin Chambers