7 de fevereiro de 2025

Donald Trump volta a defender o controle americano sobre Gaza


O grupo terrorista Hamas – que controla Gaza – convocou uma reunião de emergência com os países árabes para discutir a intenção do presidente dos EUA de ocupar o território palestino. Donald Trump insiste em plano para controlar a Faixa de Gaza
O presidente americano, Donald Trump, voltou a defender nesta quinta-feira (6) o controle da Faixa de Gaza pelos Estados Unidos.
Donald Trump disse; a Casa Branca recuou. E, nesta quinta-feira (6), o presidente insistiu. Nas primeiras horas da manhã, foi para as redes sociais e repetiu o plano para o futuro de Gaza:
“A Faixa de Gaza seria entregue aos Estados Unidos por Israel na conclusão dos combates. Os palestinos já teriam sido reassentados em comunidades muito mais seguras e bonitas, com casas novas e modernas na região. Eles realmente teriam uma chance de serem felizes, seguros e livres. Os Estados Unidos, trabalhando com grandes equipes de desenvolvimento de todo o mundo, começariam, lenta e cuidadosamente, a construção do que se tornaria um dos maiores e mais espetaculares desenvolvimentos na Terra. Nenhum soldado dos Estados Unidos seria necessário. A estabilidade para a região reinaria”.
Declarações de Donald Trump sobre tomar controle da Faixa de Gaza causam espanto entre palestinos e líderes mundiais
Israel já começou a se mobilizar para implementar a proposta – que violaria leis internacionais. O ministro da Defesa ordenou que as forças israelenses preparem um plano para permitir a saída voluntária dos moradores de Gaza. Em um comunicado, Israel Katz disse:
“O plano incluirá opções de saída por meio de travessias terrestres, bem como arranjos especiais para saída por mar e ar”.
Trump foi para as redes sociais e repetiu o plano para o futuro de Gaza
Jornal Nacional/ Reprodução
O ministro israelense diz ainda que países como Espanha, Irlanda, Noruega e outros – que segundo ele acusaram falsamente Israel por suas ações em Gaza – são legalmente obrigados a permitir que os moradores de Gaza entrem em seu território.
“Saúdo à iniciativa ousada do presidente Trump que pode criar amplas oportunidades para aqueles em Gaza que desejam sair, ajudá-los a se reinstalarem em países anfitriões e apoiar esforços de reconstrução de longo prazo em uma Gaza livre de ameaças do Hamas – um esforço que levará muitos anos”, diz Israel Katz.
Donald Trump volta a defender o controle americano sobre Gaza
Jornal Nacional/ Reprodução
O grupo terrorista Hamas – que controla Gaza – convocou uma reunião de emergência com os países árabes para discutir a intenção de Trump de ocupar o território palestino. O porta-voz do grupo declarou que Gaza é para seu povo e que eles não vão embora.
Nesta quinta-feira (6), Donald Trump deu mais uma demonstração de apoio a Israel. Assinou nesta tarde um decreto impondo sanções financeiras e bloqueios de vistos de autoridades do Tribunal Penal Internacional. É uma retaliação ao tribunal por investigar os Estados Unidos e por ter emitido, em novembro de 2024, um mandado de prisão ao primeiro-ministro israelense por supostos crimes de guerra em Gaza.
LEIA MAIS:
Ideia de construir ‘Riviera’ em Gaza remonta ao genro de Trump, Jared Kushner
Alvo de Trump, Faixa de Gaza pode ter reservas de gás e petróleo não exploradas, diz estudo
Faixa de Gaza: saiba mais sobre o território palestino que Trump quer controlar e é palco da guerra entre Israel e Hamas

Mais Notícias