22 de setembro de 2024

Dos memes aos palcos: 5 vezes em que termos populares na internet foram parar em músicas sertanejas

Expressões bem humoradas entraram para o vocabulário brasileiro e fazem sucesso no repertório de artistas como Jorge e Mateus, Ana Castela e Zé Neto e Cristiano. Cinco vezes em que expressões da internet foram parar em músicas sertanejas
Tornar uma música hit não é tarefa fácil, ainda mais em um meio disputado como o sertanejo em que os lançamentos pipocam nas plataformas digitais. Mas, para alcançar o sucesso, compositores têm usado como estratégia uma ferramenta em constante atualização: a internet.
Em velocidade acelerada, as redes sociais são abastecidas diariamente com conteúdos pessoais e comerciais, relatos de internautas e os populares memes, aquelas mensagens bem humoradas, imagéticas ou não, que viralizam.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Atualmente, as músicas vêm sendo associadas a situações cotidianas do dia a dia das pessoas e “bombam”. Os artistas, claro, usam disso nas composições para alavancar os plays nos tocadores digitais com letras que fazem referência à linguagem própria da internet.
Prova de que os resultados são bem sucedidos é o desempenho. No Spotify, por exemplo, “Oi Balde”, de Zé Neto e Cristiano, ultrapassa 260 milhões de execuções.
O g1 lista abaixo cinco vezes em que músicas bombaram nas plataformas digitais inspiradas pela graça dos memes. Elas fazem parte inclusive do repertório de artistas que participam do Ribeirão Rodeo Music 2024, em Ribeirão Preto (SP), a partir do dia 20 de abril.
Haverá Sinais
Morreu de Ana Castela
Oi Balde
Oi Deus
Tijolão
‘Haverá Sinais’ (tocada 6.022.140 de vezes)
Memes que inspiraram “Haverá Sinais”, de Lauana Prado com Jorge e Mateus
Redes sociais
Lançada em fevereiro deste ano, a música ‘Haverá Sinais’, da cantora Lauana Prado com Jorge e Mateus, alcançou em pouco mais de um mês o topo do ranking de mais ouvidas do Spotify no Brasil. O feito foi celebrado com emoção por Lauana, que compartilhou nas redes sociais o momento que descobriu a conquista.
Composta por Felipe Kef, De Ângelo e Thales Lessa, a canção narra o processo de superação de um término de relacionamento. O refrão chiclete fica por conta de uma expressão que tomou conta das redes sociais nos últimos meses.
‘Mas haverá sinais’ é uma forma de dizer que, mesmo que algo não seja verbalizado, as demonstrações de uma mudança repentina serão notáveis por meio das ações do indivíduo.
Em memes, a expressão costuma ser vinculada à idealização de um ganho inesperado de dinheiro, seguido por coleções de imagens de itens de luxo, cirurgias plásticas e viagens, por exemplo: ‘Quando eu ficar rico, não direi nada, mas haverá sinais’.
VÍDEO DA MÚSICA
‘Morreu de Ana Castela’ (tocada de 5.987.038 de vezes)
Memes que inspiraram a canção “Morreu de Ana Castela”, da cantora Ana Castela
Redes sociais
Mais um sucesso do fenômeno Boiadeira, a música ‘Morreu de Ana Castela’ faz parte do DVD Boiadeira Internacional e foi lançada em dezembro de 2023.
Assinado pelos compositores Lari Ferreira, Júnior Pepato, Diego Silveira, Mateus Félix e Marco Carvalho, o hit embala trends animadas nas redes sociais.
A canção retrata a facilidade com que as pessoas se apaixonam pela artista, mas utiliza uma expressão que já era popular entre os internautas com outro sentido.
‘Morreu de Ana Castela’ é também uma maneira de expressar o grande impacto que algumas músicas causam ao serem ouvidas. Nas redes sociais, o termo é modificado de acordo com os nomes das canções ou dos artistas que desejam homenagear.
VÍDEO DA MÚSICA
‘Oi Balde’ (tocada 256.038.082 de vezes)
Memes que inspiraram “Oi Balde”, de Zé Neto e Cristiano
Redes sociais
Na voz dos amigos Zé Neto e Cristiano, ‘Oi Balde’ se tornou um hino nas festas e churrascos ao redor do Brasil. Lançada em fevereiro de 2023, a música conta a história de um homem arrependido após o fim de um relacionamento.
Querendo voltar atrás e reconquistar o grande amor, depois de não encontrar quem o faça superar, o persona da narrativa invoca o termo ‘balde’, questionando se ainda dá para recuperar o tempo perdido.
Composto por Elan Rubio, Bruno Cesar e Greg Neto, o hit faz referência a uma expressão muito presente no mundo virtual, principalmente como analogia por quem retorna à academia depois de dar aquela boa escapada da dieta e dos treinos: ‘Buscando o balde que eu mesmo chutei’.
VÍDEO DA MÚSICA
‘Oi Deus’ (tocada 61.597.383 de vezes)
Memes que inspiraram “Oi Deus”, de Hugo e Guilherme
Redes sociais
Sofrência capaz de arrancar lágrimas dos fãs, ‘Oi Deus’, da dupla Hugo e Guilherme, é a narrativa de um apelo dolorido após uma briga que terminou com o fim de um relacionamento, com direito a aliança jogada fora.
Composição de Rodolfo Alessi, Felipe Arná, Renato Campero e Normani Pelegrini, a música foi lançada em 2021 e segue dando bons frutos à dupla.
Nas redes sociais, a canção é tida como aquela que faz o indivíduo chorar e repensar a vida, mesmo sem ter um relacionamento.
O título da música carrega uma expressão difundida pelos internautas que levam com bom humor o hábito de pedir por providências divinas para lidar com coisas do dia a dia. “Oi, Deus, sou eu de novo”.
VÍDEO DA MÚSICA
‘Tijolão’ (tocada 214.231.396 de vezes)
Memes que inspiraram “Tijolão”, de Jorge e Mateus
Redes sociais
Com quase 300 milhões de visualizações no vídeo oficial da música, ‘Tijolão’ é um sucesso da dupla Jorge e Mateus lançado em 2019.
Acompanhando o sofrer de quem foi abandonado pela companheira, a narrativa aborda um cenário com elementos clássicos do sertanejo: bar, cerveja e lágrimas de saudade.
Nessa cena, a presença do ‘Nokia tijolão’ é o diferencial. Lari Ferreira, Diego Silveira e Rafael Borges assinam a composição da música que integra o álbum ‘Tudo Em Paz’.
O uso da referência à marca finlandesa de aparelhos eletrônicos revisita uma série de memes que circulam pela internet destacando a resistência dos celulares da fabricante.
VÍDEO DA MÚSICA
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias