25 de setembro de 2024

Dr. Zidane fala em criação de departamento de água e esgoto, e construção de hospital pediátrico e restaurante popular em Araxá

Candidato do Republicanos à Prefeitura de Araxá foi o terceiro a participar da série de entrevistas do MG1. Dr. Zidane, candidato à Prefeitura de Araxá, foi o terceiro a participar da série de entrevista do MG1.
Michelle Pereira/TV Integração
“Farei o restaurante popular. Já tenho a planta do e
O candidato à Prefeitura de Araxá pelo Republicanos , Dr. Zidane, disse nesta quarta-feira (25) ao MG1 que pretende romper o contrato com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a criação do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
“Existe a possibilidade de rompimento do contrato com a Copasa. E o primeiro passo será implantar o Dmae. Nós vamos administrar a nossa riqueza, que é a nossa água e o tratamento de esgoto. Ao invés de mandar metade do superávit arrecadado em Araxá para a conta da Copasa, todo o dinheiro ficará na cidade. Araxá vai pagar 50% do que paga hoje e o restante será reinvestido. Teremos mais reservatórios nos bairros, cuidaremos dos mananciais, implantaremos tecnologia no acompanhamento do abastecimento. Hoje falta água em Araxá, pois não há planejamento”.
Durante a entrevista, o candidato falou sobre a necessidade de planejar a estrutura educacional a partir da análise de dados, como a taxa de natalidade, por exemplo. Ele também falou sobre a intenção de construir um restaurante popular e investimentos na área social.
🔔 Acompanhe as notícias das eleições no Triângulo
📲 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região
✅ Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nas cidades da região
Dr. Zidane foi o terceiro candidato a participar de uma série de entrevistas do MG1 com os postulantes ao Executivo de Divinópolis e Araxá.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio em acordo com representantes de todos os candidatos.
De 23 a 28 de setembro, a apresentadora do MG1, Ana Tereza Arruda, entrevista os candidatos na seguinte ordem:
segunda-feira (23): Laiz Soares (PSD)
terça-feira (24): Gleidson Azevedo (Novo)
quarta-feira (25): Dr. Zidane (Republicanos)
quinta-feira (26): Eduardo Maia (PV)
sexta-feira (27): Lídia Jordão (PRD)
sábado (28): Robson Magela (Cidadania)
O MG1 começa às 11h45, e durante 15 minutos os candidatos poderão responder perguntas e apresentar as propostas de seus planos de governo sobre temas importantes, como: saúde, educação, segurança, transporte público e habitação.
As entrevistas ficarão disponíveis na íntegra no Globoplay.
Saúde
Dr. Zidane falou na entrevista sobre o plano de construção de uma hospital pediátrico na cidade e melhoria da estrutura da área desde a atenção primária.
“A UTI Neonatal é um anseio da comunidade, porque famílias precisam se deslocar para outras cidades em um momento muito delicado. Com certeza implantaremos a UTI Neonatal, que será uma alas dentro do hospital infantil”.
“Temos que entender que o grande problema de Araxá é estrutural. Fala-se na construção de um hospital municipal, mas estruturalmente não estamos fazendo o dever de casa. Temos uma farmacinha que não tem medicação. Médicos recebem salários com atraso. Algumas unidades atendem 24 horas, mas recebi ontem denúncias de que a UPA não tinha atendimento devido. Temos que estruturar os 23 pontos de atendimento”.
Educação
Para a educação, o candidato afirmou que fará melhorias nas estruturas já existem, com adequação de espaços e acessibilidade. Ele também falou sobre a necessidade de análise de dados para o planejamento do setor.
“Vamos trabalhar com a previsibilidade, não vamos esperar faltar vaga em creches para comprar salas modulares. Vamos acompanhar dados de natalidade e planejar estruturas completas com parque de diversões, com cozinha adequada, nova, arborizada, uma estrutura que dê conforto e dignidade. salas, cozinhas e tudo adequado. Vou trabalhar com planejamento e antecipando um problema”.
Desenvolvimento social
Dr. Zidane afirmou que continuará com projetos sociais importantes, mas que a principal ação será a qualificação da população para que aos poucos ela deixe de depender dos programas.
“A parte social é a menina dos meus olhos. Vamos continuar com projetos sociais bons, mas vamos qualificar todas as famílias, para que elas sejam integradas ao mercado de trabalho e passem a depender menos dos projetos. Temos que voltar a gerar renda. A cidade despencou da oitava posição de arrecadação para a 17ª”.
Ele também disse que construirá um restaurante popular na cidade, com refeições com baixo custo.
“Farei o restaurante popular. Já tenho a planta do restaurante que foi construído em Divinópolis e faremos um projeto parecido”.
Segurança
Ao falar de segurança, o candidato disse que uma das metas é investir em tecnologia e estrutura para deixar a população segura.
“Farei um portal de entrada para fazer o monitoramento de quem entra e sai da cidade com o emprego da tecnologia. Todos os ilícitos serão monitorados dentro da cidade. Teremos praças e estruturas bem cuidadas e as pessoas fiquem seguras e olhem com bons olhos”.
Habitação
Zidane criticou a falta de novas moradias e afirmou que buscará novas possibilidades para a construção de casas e apartamentos populares.
“Araxá não fez nenhuma casa no último governo. A cidade perdeu recursos federais para construir 500 casas. Vamos atrás de parcerias público-privadas, atrás de recursos federais e vamos desenvolver projetos de habitação”.
Plano diretor
O candidato finalizou a entrevista afirmando que desenvolverá um novo plano diretor para a cidade.
“O primeiro ato será o plano diretor, temos que rever ele. Araxá cresce de forma desordenada. Cresce com muitas áreas de ocupação. Cresce sem saber onde os comerciantes devem estar. O nosso plano diretor venceu há 4 anos e nunca foi revisto. Vou chamar cabeças pensantes para elaborar o novo plano diretor”.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias