2 de outubro de 2024

Drone fabricado em São Carlos é o 1º no país capaz de detectar incêndios

Equipamento tem função termal e também realiza voos noturnos no combate ao fogo. Drone fabricado em São Carlos é o primeiro do país capaz de detectar incêndios
Um drone desenvolvido por uma empresa de São Carlos (SP) é o primeiro do país capaz de detectar incêndios e a ajudar no combate das queimadas em voos noturnos.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O modelo Nauru 500C se diferencia pelas câmeras termais e zoom, funcionalidades que também podem ser usadas na fiscalização de fronteiras ou para encontrar pessoas desaparecidas em desastres ou fugitivas.
Drone é capaz de realizar voos noturnos no combate aos incêndios
Drone 500C
Produzido pela XMobots, o equipamento se destaca pelo alcance e tem uma autonomia de voo de 60 quilômetros a partir do seu ponto de controle e pode ficar no ar por até 4 horas.
“O drone contribui de forma tática no combate ao incêndio, faz a 1ª aproximação e traz coordenadas notificando os responsáveis onde o incêndio está acontecendo. A função termal mostra a proporção do incêndio”, disse o supervisor de operações, Lucas Machado Gouveia.
LEIA MAIS:
TECNOLOGIA: Drone desenvolvido no interior de SP é o 1º a receber autorização para voos noturnos e usado no combate ao garimpo ilegal
APAGÃO: bairros de São Carlos registram quedas de energia elétrica
FATAL: Motociclista de 20 anos morre ao bater de frente com carro na SP-255 em Araraquara
Drone 500C é o primeiro do país a detectar incêndios e realiza voos noturnos
Rodrigo Sargaço/ EPTV
Pioneiro
Recentemente, o modelo foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos noturnos e passou por atualizações com luzes LEDs nas asas para evitar colisões com outras aeronaves. O drone consegue visualizar um objeto de uma altura de 400 pés (121,92 metros).
Para aprovação dos voos noturnos, o equipamento passou por diversos testes que simularam condições reais de operação. Ele leva um sistema de luzes de navegação que transmite informações importantes para outras aeronaves do mesmo espaço aéreo.
No Brasil, 50 unidades do drone já são usadas em ações que vão desde monitoramento de incêndios a operações de vigilância e reconhecimento, como a realizada pelo Ministério da Defesa para ações contra o garimpo ilegal na terra yanomami.
Para pilotar um drone, é necessário ter capacitação e treinamento específico para ajudar nos combates aos incêndios.
O drone consegue visualizar um objeto de uma altura de 400 pés (121,92 metros).
Rodrigo Sargaço/EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias