19 de setembro de 2024

Dupla é presa na Austrália ao receber quiosque que continha cocaína apreendida na Grande Fortaleza

A Polícia Federal interceptou o material e removeu a droga. No entanto, manteve o envio do recipiente para conseguir capturar os suspeitos na Austrália. Polícia Federal intercepta, no Porto do Pecém, cocaína que iria para Austrália.
Um australiano de 49 anos e um holandês, de 26, foram presos, nesta quarta-feira (6), ao receber estruturas de um quiosque que continham cocaína. No entanto, a carga já estava vazia quando chegou em solo australiano. Isto porque a droga foi removida pela Polícia Federal em novembro de 2023, quando foi fiscalizada no Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Ao todo, a ação da Polícia Federal junto à Receita Federal apreendeu 600 Kg de cocaína que estavam escondidas em uma carga de quiosques de fibra para exportação. No entanto, os policiais deram seguimento ao envio com objetivo de prender os responsáveis por receber o material quando chegasse na Austrália.
A ação conjunta teve início a partir de fiscalização de rotina de remessas destinadas à cidade de Sidney, na Austrália, descritas como quiosques de praia, onde foi localizada cocaína nas paredes e pisos de cada uma das unidades.
LEIA TAMBÉM:
Polícia prende no Rio de Janeiro chefe do tráfico de drogas do Ceará
Grupo que movimentou R$ 2 bilhões com tráfico de drogas é alvo de operação no Ceará
600kg de cocaína foram apreendidos pela Polícia Federal no Porto do Pecém.
PF/Reprodução
Os agentes da PF e servidores da RFB removeram as drogas ilícitas e encaminharam a carga para o endereço pretendido em Sydney. A polícia australiana foi informada pelas autoridades brasileiras.
A remessa chegou à Austrália, via carga marítima, em 8 de fevereiro de 2024, e foi coletada e entregue em um galpão de armazenamento industrial no subúrbio de North Rocks, no oeste de Sydney, nesta quarta-feira. O material foi acompanhado pela polícia australiana, momento em que foram presos os dois homens.
Em nota, o Complexo do Pecém, responsável pela gestão do Porto do Pecém, disse que cumpre todas as exigências previstas pelos órgãos anuentes (Receita e Polícia Federais). Além disso, disponibiliza recursos em tecnologia para colaborar com as autoridades competentes, de modo a garantir a segurança portuária, a evitar que cargas ilícitas saiam pelo terminal portuário e a auxiliar a detectar esse tipo de carga.
As ações de fiscalização e apreensão são coordenadas pela Comissão Estadual de Portos (Cesportos-CE), operacionalizadas pela Marinha do Brasil, Polícia Federal, Receita Federal e ANTAQ. O Porto do Pecém cumpre todas as exigências previstas pelas normas da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e pelo Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), que está entre os mais rigorosos do mundo.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Mais Notícias