Criminosos se passavam por entregadores para capturar fotos e obter pessoais das vítimas. Em seguida, realizavam fraudes bancárias. As prisões ocorreram em Neves Paulista (SP). Dupla é presa em Neves Paulista (SP) suspeita de se passar por entregadores de mercadorias e aplicar golpes em idosos
Divulgação / Polícia Civil
Dois homens foram presos nesta sexta-feira (31) em Neves Paulista (SP) suspeitos de se passar por entregadores de mercadorias e aplicar golpes em idosos na região noroeste paulista.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a polícia, a dupla ia até a casa das vítimas e durante a abordagem informava que elas tinham recebido uma encomenda, inclusive apresentava uma etiqueta com dados pessoais das mesmas. Em seguida, os idosos diziam que não haviam feito compras pela internet.
Mesmo assim, os falsos entregadores diziam que se tratava de um “presente” ou “mimo”, sem custo financeiro.
Para realizar a entrega, os golpistas usavam um celular e capturavam uma “selfie” das vítimas, dizendo que a imagem era necessária para confirmar o recebimento do produto.
Por último, os criminosos usavam a foto e os dados para acessar a conta desses idosos e realizar transações bancárias, como empréstimos não autorizados e transferências indevidas.
No geral, o pacote continha produtos de baixo valor, por exemplo, canecas e utensílios domésticos.
As vítimas só descobriam o golpe quando tinham acesso à aposentadoria ou benefícios e notavam que o dinheiro estava em falta.
Um dos suspeitos, morador de Mirassol (SP), foi preso em uma caminhonete, na rodovia vicinal de Neves Paulista. Com ele, os policiais encontraram celulares, embalagens com logomarcas de sites conhecidos no Brasil e etiquetas com informações pessoais dos idosos. O outro foi localizado na casa dele, em Neves Paulista.
A prisão foi realizada por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Votuporanga (SP), com apoio da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto (SP).
A vítima mais recente mova em Fernandópolis (SP) e foi alvo dos criminosos na sexta-feira.
Alvo principal
Criminosos estão aplicando um novo golpe que tem como alvo principal idosos aposentados, especialmente mulheres. A ação começa quando os golpistas entram em contato pessoalmente com a vítima, se passando por entregadores. O objetivo é obter dados biométricos e explorar a identidade da vítima, com a intenção de abrir contas bancárias em seu nome e realizar fraudes financeiras.
Os infratores alegam que há uma encomenda para a vítima e, durante a conversa, solicitam que a pessoa tire uma foto para “confirmar” a entrega. Em alguns casos, também pedem para fotografar documentos de identificação da vítima. Com essas imagens, os golpistas abrem contas bancárias, contratam empréstimos consignados, obtêm cartões de crédito e fazem compras online em nome de outra pessoa. Além disso, essas contas podem ser usadas para movimentar dinheiro de outros golpes, ampliando o prejuízo.
O maior perigo deste golpe é que os impactos nem sempre são percebidos de forma rápida, o que dificulta a recuperação do dinheiro e a resolução do problema.
Como se proteger
Para se proteger, é fundamental desconfiar de entregas que você não solicitou. Além disso, nunca permita que tirem sua foto ou foto de documentos pessoais, e sempre verifique a segurança das suas contas, especialmente o portal do governo (acesse o site). Também é recomendável acessar o registrato no site do Banco Central para checar se há contas abertas em seu nome.
Caso você tenha sido vítima, é importante registrar um Boletim de Ocorrência e consultar serviços de proteção ao crédito. Além disso, entre em contato com as instituições financeiras onde as contas fraudulentas foram abertas para bloquear imediatamente as movimentações e evitar novos prejuízos.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM