21 de setembro de 2024

É crítico o estado de saúde do jogador uruguaio de futebol Izquierdo, internado em São Paulo

O zagueiro do clube uruguaio Nacional desabou no gramado no final do duelo contra o São Paulo pela Libertadores. Os batimentos do coração do jogador saíram do ritmo normal – um caso de arritmia. É crítico o estado de saúde do jogador uruguaio Juan Manuel Izquierdo
É crítico o estado de saúde do jogador uruguaio de futebol Juan Manuel Izquierdo. Ele está internado em São Paulo.
O jogador uruguaio de 27 anos está no Hospital Albert Einstein desde quinta-feira (22). Pai, mãe, irmã e a filha mais velha dele viajaram a São Paulo para acompanhar o caso.
A imagem assustou até os colegas jogadores que estavam em campo. Juan Manuel Izquierdo, zagueiro do clube uruguaio Nacional, cambaleou por alguns segundos até desabar no gramado. Eram 20h45 da quinta-feira (22), instantes finais do duelo contra o São Paulo pela Libertadores. Os batimentos do coração do jogador saíram do ritmo normal – um caso de arritmia. O zagueiro foi atendido e retirado do local de ambulância.
Izquierdo chegou ao hospital, que fica bem próximo ao estádio do São Paulo, às 20h55. De acordo com o boletim médico, ele estava, naquele momento, em parada cardiorrespiratória. Precisou passar por procedimentos de reanimação, incluindo o uso do desfibrilador – o aparelho que dá choques elétricos controlados no coração. Izquierdo recuperou a circulação sanguínea e foi, então, internado na unidade de terapia intensiva.
“Existe um distúrbio do ritmo, do compasso cardíaco, secundário a doenças genéticas ou herdadas. E, normalmente, essas doenças afetam o músculo do coração e, por consequência, o sistema elétrico”, explica a cardiologista Ludhmila Abrahão Hajjar.
Arritmia: entenda condição de Izquierdo, jogador internado após partida contra o São Paulo
Na UTI, a preocupação principal passou a ser outra, porque o cérebro é o primeiro órgão afetado quando o coração para de bombear sangue para o organismo.
“A gente tem pouco tempo para agir nessa situação. O cérebro não aguenta mais do que quatro ou cinco minutos no máximo de falta de oxigenação, porque naquele momento as células neuronais estão precisando de suporte, e algo precisa ser feito imediatamente”, afirma o cardiologista Alexsandro Fagundes.
O hospital não divulgou o tempo que Izquierdo passou em parada cardiorrespiratória. Mas, no domingo (25), um novo boletim médico apontava para progressão do comprometimento cerebral do atleta e aumento da pressão intracraniana. E na noite desta segunda-feira (26), o hospital relatou nova piora ao informar que Izquierdo estava com “quadro neurológico crítico”.
“Você tem uma situação em que, a cada momento, vai piorando esse ciclo, em que você tem um aumento da pressão do cérebro, dificultando o sangue de chegar, e um coração tendo mais dificuldade, portanto, para bombear. Resultando em uma situação que se essa situação não for revertida, existe um risco de um colapso completo”, afirma o neurocirurgião Wellingson Paiva.
Em entrevista a uma rádio uruguaia, Sebastián Bauzá, secretário de Esportes do Uruguai, disse que Izquierdo teve uma arritmia cardíaca detectada em 2014, ainda quando era jogador das categorias de base. O presidente do Nacional, Alejandro Balbi, criticou a declaração de Bauzá e disse que, no clube, o atleta nunca apresentou alterações significativas nos exames cardíacos.
LEIA TAMBÉM
Jogador Juan Izquierdo, do Nacional do Uruguai, segue internado em UTI de SP com ‘quadro neurológico crítico’, diz boletim médico
Jogador do Nacional que passou mal durante partida contra o São Paulo teve parada cardíaca ao chegar ao hospital, diz boletim

Mais Notícias