11 de janeiro de 2025

É #FAKE imagem em que Lula aparece com suspeito de mandar matar Marielle

Fraudador adulterou a imagem original, colando o rosto de Brazão sobre o rosto do deputado federal Pedro Paulo. Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Domingos Brazão, preso neste domingo (24) e apontado pela Polícia Federal como um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. É #FAKE.

g1
A imagem manipulada circula com as legendas: “Quem mandou matar Marielle?” “Um por todos e todos por um”.
Não é verdade que a imagem mostre Lula ao lado de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio. Quem aparece na foto original, ao lado de Lula, é o deputado federal Pedro Paulo. A imagem foi feita em 2015. Para obter a imagem falsa, o fraudador colou o rosto de Brazão sobre o rosto de Pedro Paulo.
A assessoria de comunicação da Presidência da República afirma que “evidentemente a imagem é falsa” e que “o rosto do ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro Domingos Brazão foi inserido digitalmente no lugar do deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), presente na foto original.”
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirma ainda que repudia a publicação de boatos políticos falsos.
A mesma imagem foi adulterada durante a campanha municipal de 2016, quando Lula, desta vez, foi cortado da foto ao lado de Pedro Paulo. A imagem adulterada chegou a aparecer no programa eleitoral do então candidato à prefeitura Marcelo Crivella, segundo reportagem do jornal “O Globo”.
Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como mandantes do atentado contra Marielle Franco, em março de 2018, no qual também morreu o motorista Anderson Gomes. O delegado Rivaldo Barbosa também foi preso, suspeito de ajudar a planejar crime e de atrapalhar as investigações.
É #FAKE imagem em que Lula aparece ao lado de apontado pela PF como um dos mandantes do assassinato de Marielle
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias