27 de dezembro de 2024

É #FAKE que Fantástico fez denúncia de corrupção em Coração de Jesus em 2024

Mensagem falsa adulterou quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, de 2019, sobre caso em Roraima. Voz de apresentador inserida sobre as imagens foi criada com uso de inteligência artificial. É #FAKE que quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui” fez denúncia de corrupção em Coração de Jesus em 2024
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que adultera o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, do Fantástico, para alegar que o programa mencionou um suposto caso de corrupção na cidade de Coração de Jesus, em Minas Gerais, em 2024. É #FAKE.

g1
O vídeo que circula nas redes sociais mostra imagens dos apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta no cenário do quadro —enquanto uma voz que imita a de Tadeu diz: “O repórter secreto está de volta para denunciar um novo escândalo com dinheiro público. Licitações direcionadas e fraudulentas levantaram suspeitas na cidade de Coração de Jesus. Prefeito Robson Adalberto Mota Dias e seu vice Samuel Barreto fizeram um contrato milionário com Erílio Melo, que por sinal é irmão do vereador Eduardo Sacolão e candidato a vice-prefeito. Pelo jeito, o princípio da impessoalidade foi ferido. É imoral o valor do contrato em questão. O prefeito Robson Adalberto Mota Dias e seu grupo político vêm fazendo várias manobras irregulares no seu mandato e estão sendo investigados. Dando uma volta pela cidade não se nota tantas benfeitorias feitas com o dinheiro. A população está sendo enganada? Para onde foi os mais de R$ 3 milhões gastos e quem paga a conta. A resposta deve ser dada à população.”
É falso que o quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui”, do Fantástico, tenha feito uma denúncia sobre a cidade de Coração de Jesus em 2024.
Tadeu Schmidt deixou de apresentar o Fantástico em 2021 para assumir o comando do Big Brother Brasil. A voz atribuída a Tadeu no vídeo viral também é falsa. Duas ferramentas de detecção – Detect Truemedia e AI Speech Classifier – apontam alta probabilidade de que foi gerada com auxílio de inteligência artificial.
As imagens de Tadeu e Poliana, no começo do vídeo falso, são reais e foram extraídas de um vídeo autêntico publicado em 15 de setembro de 2019. É possível notar que o figurino e o gestual dos apresentadores são idênticos no vídeo autêntico e na cópia fraudulenta. A reportagem original tratava de um assunto totalmente diverso: licitações em Roraima.
O vídeo falso insere imagens de contratos, fachadas e pessoas de Coração de Jesus.
Ao Fato ou Fake, o prefeito de Coração de Jesus, Robinho Dias (PL), disse que não há investigação nem existem irregularidades no contrato. Ele está em segundo mandato e não é candidato à reeleição.
Dias diz que o vencedor da licitação de fato é irmão do candidato a vice-prefeito. O contrato mencionado no vídeo existe, mas, de acordo com o prefeito, não é alvo de investigação.
“Não está sendo investigado e não existe irregularidade. Se eles acham que tem, eles têm que fazer a denúncia. É um contrato licitado, estimado, de necessidade e não foi executado na totalidade. Na verdade, quando você faz uma licitação, você estima um gasto. Esse contrato, o que gastou nele foi em torno de R$ 600 mil”, diz.
O Fato ou Fake procurou o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público do estado para saber se há investigação sobre o contrato, mas não obteve resposta.
O prefeito afirma que denunciou a mensagem falsa ao Ministério Público, que teria encaminhado o caso à Polícia Civil. O Ministério Público de Minas Gerais confirmou que acionou mesmo a polícia para apurar o caso.
Ele afirma que os supostos autores foram ouvidos pela polícia e que os autores da fraude são adversários políticos.
Coração de Jesus já foi tema de reportagem do quadro, mas isso ocorreu em 2015.
Veja a comparação entre a imagem falsa e a verdadeira:
Imagem que circula nas redes sociais (à esq.) e imagem autêntica publicada em 2019 (à dir.)
Reprodução
É #FAKE que quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui” fez denúncia de corrupção em Coração de Jesus em 2024
Reprodução
Fato ou Fake explica:
N
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias