O que ocorreu, na verdade, foi uma mudança dos titulares das contas oficiais do
presidente e do vice-presidente dos EUA, administradas pela Casa Branca. Por isso, Trump agora ficou no lugar de Biden, e J.D. Vance substituiu Kamala Harris. É #FAKE que Instagram força usuários a seguir contas de Trump e do vice
Reprodução
Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que usuários do Instagram foram forçados a seguir os perfis do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de seu vice, J.D. Vance. É #FAKE.
selo fake
g1
O que dizem as publicações mentirosas
🛑 Veja, abaixo, quatro exemplos de posts enganosos no X:
“Gente! Fiquem atentos! O Instagram está forçando as pessoas que tem perfil a seguir o VP e o Trump. Verifiquem os perfis de vocês!”
“Simplesmente a Meta fez eu – e vários amigos – seguirmos o vice de Trump!!! Isso é absurdo.”
“O Instagram simplesmente colocando todas as contas com relevância para seguir, coercitivamente, o perfil do Donald Trump e o vice. Vocês têm noção do que está acontecendo dois dias pós a posse desse lixo? As bigs techs vão entrar pesado nesse governo.”
“Que merda é essa que a meta tá fazendo geral seguir o Trump e o vice dele automaticamente no Instagram! Já até dei unfollow!”
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
▶️ A Meta – que é a controladdora dona de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp – não forçou usuários a seguirem Trump ou J.D. Vance.
▶️ O que ocorreu, na verdade, foi uma mudança dos titulares de três contas oficiais administradas pela Casa Branca:
Presidente dos EUA (https://www.instagram.com/potus) – Donald Trump substituiu Joe Biden
Vice-presidente dos EUA (https://www.instagram.com/vp/) – J.D. Vance substituiu Kamala Harris
Primeira-dama dos EUA (https://www.instagram.com/flotus) – Melania Trump substituiu Jill Biden
▶️ As postagens dos titulares anteriores são arquivadas em novas contas. O perfil de Biden passou a ser https://www.instagram.com/potus46archive/ (o número é uma referência ao fato de ele ter sido o 46º presidente americano). Já a conta de Kamala agora é https://www.instagram.com/vp46archive/, e a de Jill Biden, https://www.instagram.com/flotus46archive/.
Procurada por e-mail pelo Fato ou Fake, a assessoria de imprensa da Meta encaminhou links do Threads (veja aqui e aqui) nos quais o porta-voz da empresa, Andy Stone, explica que “as contas Facebook.com/POTUS e Facebook.com/WhiteHouse são geridas pela Casa Branca e mudam quando o ocupante da Casa Branca muda”.
▶️ Ele também assegurou que: “As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do presidente, vice-Presidente ou primeira-dama.”
“Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca. Então, com uma nova administração, o conteúdo dessas páginas muda. Esse é o mesmo procedimento que seguimos durante a última transição presidencial. Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas, pois essas contas mudam de mãos.”
▶️ As mensagens falsas ganharam repercussão em um momento no qual o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, vem mostrando proximidade com Trump. Ele teve lugar de destaque na posse do 47º presidente americano, nesta segunda-feira (20). Antes disso, o executivo vinha tomando decisões interpretadas como sinais de alinhamento ao novo chefe da Casa Branca.
▶️ Alegações inverídicas sobre a falsa iniciativa de obrigar usuários a seguirem Trump e J.D. Vance circulam em perfis de outros países e foram verificadas pelos serviços de checagem dos sites Snopes e Yahoo e da revista “Newsweek”. Também foram tema de reportagens de diversos veículos de imprensa americanos, como a revista “Variety”, o site do canal CBS News e a agência de notícias Associated Press.
LEIA TAMBÉM:
‘Nova era’: entenda o vai e vem na relação de Zuckerberg e Trump
‘Mudança radical’: por que fim de checagem de fake news no Facebook e Instagram aproxima Zuckerberg ainda mais de Trump
É #FAKE que Instagram força usuários a seguir contas de Trump e do vice
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)