Conteúdo original foi filmado durante um voo da companhia aérea mexicana Volaris, enquanto a aeronave envolvida na tragédia era operada pela Voepass. É #FAKE que vídeo mostre passageiros momentos antes de avião cair em Vinhedo
Montagem g1
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente teria registrado os últimos momentos dos passageiros do avião da Voepass que caiu em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo, na sexta-feira (9). É #FAKE.
✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
selo fake
g1
O vídeo mostra os passageiros sentados em fileiras de três assentos sob forte neblina dentro do avião. Ao longo dos corredores, há duas comissárias de bordo apresentando as instruções de segurança de voo. Enquanto, pelo áudio, as pessoas estão desesperadas e gritando.
O conteúdo é acompanhado do seguinte texto em espanhol: “Minutos antes de cair o avião no Brasil do voo de Voepass que deixou 62 mortos.” Até esta terça-feira (13), uma publicação no X já reunia 1,5 milhão de visualizações.
Uma análise do Fato ou Fake permite concluir que:
Não se trata da Voepass. No vídeo, as comissárias vestem um vestido roxo e um lenço verde enrolado no pescoço. Uma busca reversa de imagens no Google revelou que esse uniforme é, na verdade, usado por funcionárias da Volaris Airlines, companhia aérea mexicana (aqui).
Na Voepass, o uniforme das comissárias é composto por uma camisa branca e um lenço amarelo, conforme é divulgado na conta oficial da companhia no Instagram.
Os passageiros do vídeo estão calmos, diferentemente do tom do áudio que viralizou, que sugere desespero das pessoas.
A aeronave não é a mesma do acidente. A aeronave mostrada no vídeo tem duas fileiras de três assentos; trata-se de um jato Airbus A321 com capacidade para 220 passageiros. O turboélice ATR-72, avião que caiu, é bem menor: tem duas fileiras de dois assentos e comportava 68 passageiros. A companhia aérea mexicana não tem ATR na frota; apenas modelos Airbus.
O perito em aviação e especialista de segurança em voo, Marcus Reis, confirmou ao Fato ou Fake que tratam-se de aeronaves diferentes.
Áudio fake
Ao analisar o vídeo, ainda é possível perceber que as imagens não têm relação com o áudio, ou seja, trata-se de uma montagem. No conteúdo falso, os passageiros aparecem sentados e calmos ouvindo as instruções das comissárias. Enquanto, no áudio, as pessoas estão gritando e desesperadas.
O Fato ou Fake descobriu que o vídeo enganoso foi inicialmente publicado no TikTok em 21 de julho, com indicação de que o áudio não é original. O som dos passageiros é similar, na verdade, ao de uma turbulência em um voo que ia para Ushuaia, na Argentina, em 12 de junho de 2022.
Na ocasião, o DJ argentino, Nico Vallorani, era um dos passageiros e foi o responsável pela gravação similar. Ele compartilhou o conteúdo no TikTok e na plataforma ViralHog. Na época, o caso também foi noticiado pelo g1. Confira abaixo:
Forte turbulência em região montanhosa é registrada em voo do DJ argentino Nico Vallorani
Questionada sobre a fumaça densa que aparece no interior do avião, a companhia aérea mexicana não respondeu até a última atualização da reportagem. Pilotos ouvidos pelo Fato ou Fake disseram se tratar do funcionamento do ar condicionado.
Acidente em Vinhedo
O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu, na sexta-feira (9), no condomínio Residencial Canto Florido, no bairro Capela, em Vinhedo, a cerca de 80 km da capital paulista (veja lista das vítimas).
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o voo ocorreu dentro da normalidade até as 13h20, mas a partir das 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas. “A perda do contato radar ocorreu às 13h22”.
A companhia aérea afirmou em nota que o avião que caiu estava apto a voar e sem restrições. O Cenipa, órgão da aeronáutica responsável pela investigação do acidente, disse em coletiva que ainda é prematuro apontar as causas do acidente.
Este é o acidente aéreo com o maior número de vítimas desde a tragédia da TAM, em 2007 no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 mortos.
É #FAKE que vídeo mostre passageiros momentos antes de avião cair em Vinhedo
Montagem g1
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)