14 de novembro de 2024

E se fumaça e queimadas forem tema de redação do Enem? Veja o que escrever para um texto nota mil

Professores ouvidos pelo g1 dão palpites sobre como esses tópicos podem aparecer no enunciado formulado pelo Inep. Confira modelos de texto escritos pelos docentes e aproveite para estudar. Queimadas atingem áreas de usina próximo à rodovia de Iracemápolis
Gustavo Nolasco/ EPTV
As queimadas históricas na Amazônia, a fumaça trazida de lá até a região Sudeste, a péssima qualidade do ar e o recorde de incêndios no interior de São Paulo nos últimos dias levantam uma dúvida entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): será que esses assuntos podem ser tema da redação em novembro?
LEIA REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM 2023
É importante lembrar que a prova não costuma abordar um episódio específico na dissertação, como a seca de um determinado ano ou a medida de um governo X no combate a um desastre ambiental.
🚨Mas isso não significa que você deva deixar de acompanhar o noticiário. Por mais que os assuntos sejam mais amplos, fatos atuais podem ser mencionados pelo candidato na argumentação. Demonstrar repertório é importante e vale até 200 pontos (do total de 1.000)!
Além disso, o que aconteceu na última semana no Brasil tem relação com tópicos abrangentes que, se detalhados, podem ser a cara do Enem: meio ambiente, mudanças climáticas, desmatamento, consequências sociais de eventos meteorológicos, impactos da poluição na nossa saúde…
✏️O g1 perguntou a professores de redação quais enunciados desse campo temático podem aparecer na prova. Aproveite a lista de palpites para treinar em casa. E, como inspiração, que tal conferir as redações-modelo escritas pelos docentes? Estão mais abaixo:
🔥Possíveis temas relacionados a queimadas
Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens e professora de redação de Curso Anglo:
Ação humana e emergência climática: desafios para a prevenção e o combate das tragédias ambientais no Brasil
Desafios para o enfrentamento das queimadas e seus impactos socioambientais no Brasil
Queimadas e Agropecuária: desafios para a garantia da sustentabilidade ambiental no Brasil
“Essas são apenas algumas possibilidades de como o assunto poderia aparecer em formato de tema Enem. O importante mesmo é o aluno compreender como surgem essas queimadas e quais são os seus impactos, causas e relação com os setores econômicos do Brasil”, afirma Toffoli.
Mateus Leme, professor de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante:
“Caminhos para combater o aumento das queimadas no Brasil”
“O Enem dificilmente faria menção especificamente aos episódios dos últimos dias, porque a prova é impressa com antecedência. Mas a Vunesp (Unesp) e a Fuvest (USP), que ocorrem só em dezembro, poderiam, sim, citar os problemas do interior de São Paulo, com enunciados como: ‘O aumento das queimadas no Brasil: desastre natural ou crime ambiental?'”, diz Leme.
Rui Caresi e Evaneide de Albuquerque, professores do Cursinho da Poli
Os desafios para mitigar os impactos das queimadas na sociobiodiversidade brasileira
Como desenvolver o tema: analisar como as queimadas afetam a biodiversidade no Brasil, discutindo as consequências para os ecossistemas e para a vida silvestre. Referir também às implicações econômicas e sociais da perda da biodiversidade, como a influência na agricultura e no turismo. Não esquecer de elaborar uma proposta de intervenção.
Queimadas e Mudanças Climáticas: um ciclo perigoso e o desafio para mitigar os seus efeitos no Brasil
“O aluno poderia discutir a relação entre as queimadas no Brasil e as mudanças climáticas globais, além de abordar como as práticas de desmatamento e de queimadas incorporadas no campo brasileiro contribuem para o aumento de emissões de gases de efeito estufa. Seria necessário também apresentar possíveis soluções para mitigar esse problema”, afirma Caresi.
Os desafios e o papel da sociedade civil e do governo no combate às queimadas
Vanessa Botasso, professora de redação e coordenadora de redação do Poliedro Curso Campinas e On-line
Caminhos para a garantia da proteção ambiental no Brasil
Desafios para o combate a crimes ambientais no Brasil
“A redação do Enem sempre apresenta como proposta uma discussão de questões muito atuais e de abrangência nacional. Nesse sentido, os episódios envolvendo as queimadas constituem um fato motivador claro para propostas desse padrão de prova, não apenas porque tiveram grande cobertura midiática, mas, principalmente, porque mobilizam a sociedade em torno de um problema comum a todos e que demanda resoluções em âmbito coletivo”, afirma Botasso.
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🔥Modelos de redações que tirariam nota mil, segundo os professores
Exemplo para o tema “Queimadas e Agropecuária: desafios para a garantia da sustentabilidade ambiental no Brasil”, escrito pela professora Daniela Toffoli, do Anglo:
As queimadas são uma antiga prática da agropecuária que vê no fogo a forma mais rápida de abrir o terreno para o pasto ou de promover a limpeza do solo para o seu preparo antes do plantio. No entanto, a lógica capitalista faz com que essa técnica seja aplicada de maneira desenfreada. Ainda que o agronegócio seja importante para a economia do país, esses incêndios têm representado um desafio significativo para a sustentabilidade ambiental no Brasil. Sendo assim, é preciso analisar duas causas principais que contribuem para essa problemática: a expansão desordenada das fronteiras agrícolas e a falta de políticas públicas eficazes para o controle dessa difusão. A combinação desses fatores resulta em impactos ambientais severos, comprometendo a biodiversidade e a qualidade do solo, além de agravar as mudanças climáticas.
Primeiramente, é importante constatar como o crescimento irregular das fronteiras agropecuaristas é uma das principais razões que levam ao cenário de graves queimadas que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Isso se deve à lógica capitalista, que busca lucro rápido a partir da maximização de ganhos financeiros em um curto período, o que faz, portanto, com que produtores rurais se utilizem do fogo como método rápido e barato para limpar áreas de vegetação nativa, visando ampliar suas terras cultiváveis – e, então, seu lucro. Não à toa, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), houve um aumento significativo nas áreas queimadas em regiões como a Amazônia e o Cerrado. Consequentemente, esse desmatamento por queimadas resulta na perda de biodiversidade e na degradação dos ecossistemas, além de liberar grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Além disso, a falta de políticas públicas eficazes para o controle de todo esse processo agrava a situação das queimadas a partir do contexto agropecuário. Nesse sentido, a fiscalização ambiental é insuficiente, e isso permite que práticas ilegais de queima ocorram sem a devida punição. Soma-se a esse cenário o fato de que a ausência de incentivos para práticas agrícolas sustentáveis, por parte do Governo, desestimula produtores a adotarem métodos menos agressivos ao meio ambiente, de acordo com o jornal Valor Econômico. Dessa forma, perpetua-se um ciclo de degradação ambiental que ameaça a sustentabilidade dos recursos naturais e a saúde das populações locais.
Portanto, para enfrentar esses desafios, é fundamental implementar soluções efetivas. Com isso, cabe ao Governo Federal, em parceria com órgãos ambientais, intensificar a fiscalização e promover campanhas de conscientização sobre os impactos das queimadas. Isso pode ser realizado por meio do uso de tecnologias de monitoramento, a exemplo dos satélites, e da aplicação rigorosa de penalidades para infratores, com o objetivo de reduzir a prática de queimadas ilegais e de incentivar a preservação ambiental. Em segundo lugar, cabe às instituições de pesquisa e extensão rural desenvolver e disseminar técnicas agrícolas sustentáveis, visando substituir o uso do fogo por práticas que protejam o solo e a biodiversidade. Dessa forma, será possível promover um equilíbrio entre a produção agropecuária e a conservação ambiental, garantindo a sustentabilidade a longo prazo.
Exemplo para o tema “O Papel da Sociedade Civil e do Governo no Combate às Queimadas: Desafios e Responsabilidades”, escrito pelo professor Rui Calaresi, do Cursinho da Poli:
As queimadas têm se tornado um dos principais desafios ambientais do Brasil, especialmente na Amazônia e no Cerrado, com impactos que vão além da destruição da biodiversidade, afetando também o clima global e a saúde pública. Diante da gravidade dessa situação, torna-se indispensável a atuação conjunta da sociedade civil e do governo para mitigar os danos e promover a preservação ambiental. Contudo, essa cooperação enfrenta obstáculos significativos, exigindo uma análise aprofundada e a formulação de estratégias eficazes de intervenção.
O governo desempenha um papel crucial na prevenção e no combate às queimadas. A criação e a implementação de políticas públicas robustas, como o fortalecimento das leis ambientais, o monitoramento por satélite das áreas de risco e a aplicação rigorosa de sanções a quem pratica queimadas ilegais são essenciais para controlar o problema. No entanto, a efetividade dessas medidas enfrenta desafios como a falta de recursos e a pressão de setores econômicos que se beneficiam do desmatamento.
Por outro lado, a sociedade civil também possui um papel fundamental nesse contexto. A participação ativa de ONGs, movimentos sociais, empresas e cidadãos em campanhas de conscientização e em ações de denúncia de crimes ambientais pode pressionar o governo a adotar medidas mais efetivas. A mobilização social é vital para a criação de uma cultura de responsabilidade ambiental, que valorize práticas sustentáveis, ou seja, economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. Para superar esses obstáculos, é necessário investir em educação ambiental desde o início da educação básica incentivando práticas conscientes e formando cidadãos mais engajados na preservação do meio ambiente.
Para enfrentar o problema das queimadas de forma eficaz, é necessário implementar um plano de ação que envolva governo, sociedade civil e iniciativa privada. Primeiramente, o governo federal deve destinar mais recursos aos órgãos de fiscalização ambiental, como o IBAMA, e investir em tecnologias de monitoramento, como drones e satélites, para identificar focos de queimadas em tempo real. Além disso, é crucial fortalecer as leis ambientais, aumentando as penalidades para quem realiza queimadas ilegais e incentivando práticas agrícolas sustentáveis, como a agroecologia.
Simultaneamente, a sociedade civil deve ser mobilizada através de campanhas de conscientização que utilizem meios de comunicação de massa e redes sociais para educar a população sobre os impactos das queimadas e a importância da preservação ambiental.
Por fim, é fundamental que a iniciativa privada seja engajada na causa, adotando práticas empresariais mais sustentáveis e investindo em tecnologias que reduzam a dependência de queimadas na produção agrícola.
Passo a passo da redação
Vanessa Botasso, professora do Poliedro, formulou o guia abaixo com o passo a passo para redigir um texto sobre as queimadas no Enem.
Introdução – primeiro parágrafo
Para introduzir uma redação em qualquer um desses temas, é importante lembrar que o objetivo do primeiro parágrafo da dissertação argumentativa é apresentar o tema de modo a contextualizá-lo no contexto brasileiro, direcionando o debate para uma análise crítica sobre a questão em foco.
No caso das propostas sugeridas acima, seria possível contextualizar o tema com uma citação de um pensador que suscite reflexões sobre os danos causados ao meio ambiente pelas ações humanas, como é o caso do intelectual indígena Ailton Krenak, já mencionado em outras redações do Enem. Ainda, seria possível apontar a descrição do quadro atual de queimadas, o qual envolve diferentes estados e biomas, como a Amazônia, o cerrado e o pantanal. Em seguida, é interessante que se destaque a complexidade do combate às queimadas, das crises ambientais ou a necessidade de proteção ambiental, a depender do tema em questão. Finalmente, o encerramento do parágrafo introdutório deve ser orientado para a apresentação de um ponto de vista claro sobre o tema (a tese), o qual pode sugerir, resumidamente, causas e/ou consequências do problema em análise. Mais especificamente, o aluno pode indicar duas causas, uma causa e uma consequência ou, ainda, duas consequências na argumentação para sustentação do posicionamento defendido.
Desenvolvimento 1 – indicação da primeira causa ou da primeira consequência
Na primeira parte do desenvolvimento (o segundo parágrafo do texto), é importante iniciar o detalhamento da análise do tema, conforme sugerido na tese.
Essa tarefa pode envolver a apresentação de uma primeira causa do problema analisado e, nos temas indicados acima, isso pode envolver críticas à corrupção, ao desinteresse político, à ineficiência da fiscalização ambiental, dentre outras possibilidades. É importante escolher uma causa para que seja possível expandi-la de forma coerente e consistente, o que envolve apresentar informações que possam oferecer sustentação para as afirmações feitas. Para isso, sugere-se o uso de dados ou exemplos concretos, o que pode ser feito com a apresentação de informações específicas ligadas a um dos casos de queimadas noticiados nos últimos dias.
Caso o aluno opte por um projeto de texto pautado pela análise das consequências ligadas ao tema, é possível ponderar as formas como as queimadas, os crimes ambientais ou a falta de proteção ambiental afetam a biodiversidade, a saúde humana, as populações nativas e indígenas, o clima, a economia, dentre outros aspectos. É importante salientar que a análise dos impactos da crise ambiental deve envolver uma perspectiva mais social do que individual, de modo que se torne compreensíveis as razões pelas quais esse problema é tão preocupante para todos nós.
Desenvolvimento 2 – indicação da segunda causa ou das consequências à primeira causa
A depender da estratégia escolhida no parágrafo de Desenvolvimento 1, o aluno poderá orientar as discussões deste terceiro parágrafo do texto:
Se o D1 apresentou uma primeira causa do problema, o D2 pode apresentar uma segunda causa ou, em vez disso, uma consequência.
Se o D1 apresentou uma primeira consequência do problema, o D2 pode apresentar uma segunda consequência.
Para desenvolver a ideia deste parágrafo, sugere-se também a atenção ao uso de dados e informações concretas, os quais podem envolver informações disponíveis na coletânea ou advindas do repertório de conhecimentos externos do aluno.
Conclusão – Proposta de Intervenção
O último parágrafo de uma redação para o Enem deve se dedicar à apresentação de medidas de solução para o problema abordado. Em geral, essa solução deve ter relação com os aspectos discutidos ao longo do texto como parte da análise da situação. Nesse sentido, é importante sintetizar de modo breve, no início da conclusão, as principais ideias apresentadas em cada argumento.
Em seguida, deve-se passar para o detalhamento da proposta de intervenção, o que requer a apresentação clara de um agente (quem?) que coloque em prática alguma ação (o quê?), com o modo ou meio de resolução claro (como?), bem como a finalidade dessa ação (para quê?). Além disso, é importante que algum desses elementos esteja mais detalhado que os anteriores, o que pode ser feito por meio da especificação ou exemplificação de informações a eles relacionadas.
No caso dos temas abordados aqui, seria possível indicar ações por parte de atores sociais ligados à proteção ambiental, como é o caso do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) ou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tais instituições podem se responsabilizar por medidas mais efetivas de prevenção e combate às queimadas, aos crimes ambientais ou à proteção ambiental em geral. Além desses grupos, é possível lembrar da importância de outros setores sociais, como os produtores agropecuários e a própria população, principalmente no que se refere à prevenção a queimadas ilegais.
Cronograma do Enem 2024
Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
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