22 de setembro de 2024

Eclipse solar total na América do Norte é testemunhado por milhões de pessoas

O último eclipse desse tipo foi visto nos Estados Unidos em 2017 e o próximo só vai acontecer daqui a 20 anos. Cada fenômeno tem uma trajetória diferente. No Brasil, só vai dar para observar um eclipse solar total em 2045. Eclipse solar: dia vira noite na América do Norte
Nesta segunda-feira (8), o dia virou noite em parte da América do Norte.
Eles vieram preparados. Cada um da sua maneira. O importante era estar com tudo pronto e descansado, porque o que todos queriam era que o dia de hoje fosse inesquecível, principalmente o Sean Campana.
“Eu vim com a minha noiva. Ela não sabe, mas eu vou pedi-la em casamento daqui a pouco. Tem que ser rápido, vou ter poucos minutos para isso”, revela Sean.
“Acho que o dia de hoje vai ser inesquecível, chegamos bem cedo para ver”, conta Hiwot, noiva de Sean, sem nem imaginar que algumas horas depois ia viver um dos momentos mais importantes da vida dela.
Às 15h18, nas Cataratas do Niagara, chegou o grande momento que todas essas pessoas estavam aguardando. O dia virou noite.
No total, foram quatro minutos de escuridão completa no meio da tarde. O fenômeno atraiu um recorde de 1 milhão de turistas em um único dia para o famoso cartão postal. As Cataratas ficam na fronteira com o Canadá.
O eclipse desta segunda foi observado primeiro no México, depois, em 15 estados americanos por mais de 30 milhões de pessoas que vivem na rota do fenômeno. Elas ganharam companhia nesta segunda-feira: 5 milhões de visitantes se deslocaram para as cidades dos Estados Unidos onde era possível ver o sol desaparecendo. O fenômeno também foi visto no Canadá.
Veja fotos do eclipse solar total visto no México, EUA e Canadá
O eclipse solar total acontece quando a Lua fica posicionada bem no meio do sol e da Terra – em uma distância e e um ângulo específicos em que a lua bloqueia toda a luz solar. O último eclipse desse tipo foi visto nos Estados Unidos em 2017 e o próximo só vai acontecer daqui a 20 anos. Cada fenômeno tem uma trajetória diferente. No Brasil, só vai dar para observar um eclipse solar total em 2045.
No eclipse solar, a Lua fica posicionada bem no meio do sol e da Terra
Jornal Nacional/Reprodução
A 15 mil metros de altitude, a agência espacial americana conduziu um estudo para analisar o que acontece com a atmosfera do sol e da terra quando a luz solar é bloqueada assim, de repente.
Mesmo com o tempo nublado nas Cataratas, os visitantes garantiram que foi um dia inesquecível. Uma turista nem reparou se tinha alguma nuvem no céu.
Lembra da Hiwot? “Eu não acreditei quando vi. O eclipse começou e ele estava ajoelhado. Quando reparei estava sendo pedida em casamento”, conta ela.
“O bom é que se ela tivesse dito ‘não’ ninguém teria notado, porque todos estavam olhando para o céu. Mas eu estou muito feliz que ela aceitou. Essa mulher é um ser humano incrível”, diz Sean.
LEIA TAMBÉM
Eclipse solar total; reveja melhores momentos do fenômeno
QUIZ: quantas perguntas rápidas sobre eclipse você é capaz de acertar?

Mais Notícias