Dos 31 projetos, 15 serão selecionados para a regularização de casas de terreiro, 11 à exposições afro-religiosas e 5 para manutenção e revitalização dos espaços, como a aquisição de instrumentos. Edital é voltado para comunidades de matriz africana e povos de terreiro
divulgação
O edital ‘Mãe Dulce’ lançado pelo governo do estado, seleciona 31 projetos de política social, estruturação e economia do axé, cultura e agroecologia exclusivamente para povos de terreiro. Inscrições vão até o dia 16 de setembro via internet.
Veja o edital e se inscreva
Dos 31 projetos selecionados, 15 serão para a regularização de casas de terreiro, 11 à exposições afro-religiosas e 5 à manutenção e revitalização dos espaços de terreiro, como a aquisição de instrumentos necessários para a religião.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 AP no WhatsApp
Quem pode se inscrever?
Podem participar, os agentes culturais que moram em algum dos municípios do estado do Amapá, há no mínimo 5 anos, com comprovante de residência. São permitidas:
Pessoas físicas ou Microempreendedor Individual (MEI);
Pessoa Jurídica com fins lucrativos; Pessoa Jurídica sem fins lucrativos
Coletivo/Grupo sem CNPJ representado por pessoa física.
O processo está sendo organizado pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amapá (Fundação Marabaixo).
A diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, disse que o edital prevê ainda a aquisição de obras, bens culturais, acervo, arquivo, equipamentos e reformas em espaços culturais.
“Estamos reafirmando o compromisso de cuidar da história e do patrimônio material e imaterial das religiões de matriz africana e de terreiros, fortalecendo e dando oportunidades para integrar as expressões religiosas na construção da identidade brasileira e do povo amapaense”, disse Josilana.
O programa busca levar políticas públicas para o setor e levar propostas de caráter social e cultural, como exposições, oficinas, festivais, festas populares, e cursos de formação para a comunidade, além de proteger e preservar a cultura do estado.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: