7 de outubro de 2024

Eduardo Paes é reeleito em 1º turno e caminha para ser o prefeito mais longevo do Rio

Candidato do PSD obteve a maioria dos votos válidos. Ele derrotou Alexandre Ramagem, do PL, que ficou em segundo lugar. Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (PSD) é reeleito em 1º turno
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), foi reeleito neste domingo (6). Com 93,66% das urnas apuradas, Paes teve mais de 1,7 milhão de votos, o equivalente a 60,26% do total.
Assim que começar o quarto mandato, Paes se tornará o prefeito com mais tempo na função — ultrapassando Cesar Maia, de quem foi afilhado político. O padrinho ficou 4.383 dias no cargo, o equivalente a três mandatos.
Em 2 de janeiro de 2025, Paes chegará a 4.384 dias como prefeito. Se ficar até 1º de janeiro de 2029, serão 5.844 dias à frente da Cidade Maravilhosa.
Aos 54 anos, o atual prefeito repetiu a performance das eleições de 2012, quando também venceu ainda no primeiro turno. Na ocasião, obteve 64% dos votos válidos.
Eduardo Paes
Stephanie Rodrigues/ g1
VEJA TAMBÉM:
Relembre a entrevista de Paes ao g1
Paes se comprometeu a ficar até o fim do mandato
Ao RJ1, Paes disse que vai ‘veletizar’ o BRT
Perfil
Eduardo Paes durante entrevista após votar
André Müzell /AgNews
Eduardo da Costa Paes nasceu em 14 de novembro de 1969. É bacharel em direito pela PUC-Rio e iniciou sua carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia. Logo depois, foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio de Janeiro pelo padrinho.
Em 1996, elegeu-se vereador e, em 1998, deputado federal. Em 2006, concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Dois anos depois, em 2008, venceu a disputa para a Prefeitura do Rio, e em 2012 foi reeleito no 1º turno.
Nos dois primeiros mandatos, Paes liderou a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016. A revitalização da Zona Portuária, com a derrubada da Perimetral e a criação dos museus do Amanhã e de Arte do Rio, foi um dos destaques.
Paes também implantou o BRT Transoeste e Transcarioca em corredores viários já existentes e abriu a Transolímpica, com uma via expressa entre a Barra da Tijuca e a Avenida Brasil.
Após os dois mandatos como prefeito, Paes trabalhou por um ano como consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington. De abril de 2017 a julho de 2018, assumiu a presidência para a América Latina de uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo.
Em 2018, Paes concorreu ao cargo de governador do Rio. Após terminar em segundo lugar no pleito, reassumiu seu cargo na multinacional.
No ano de 2020, Eduardo Paes foi eleito prefeito do Rio e, em janeiro de 2021, tomou posse para administrar a cidade do Rio pela terceira vez.
Neste mandato, Paes recuperou o Transoeste, trocando os ônibus, e inaugurou o Transbrasil, integrado ao Terminal Intermodal Gentileza, perto da Rodoviária.
Criou o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, e inaugurou ginásios educacionais tecnológicos, os GETs.
Também são destaques de sua gestão a organização de grandes eventos que impactam positivamente em toda a cidade, como o G20.
Eduardo Paes é casado e pai de dois filhos.
O que diz o plano de governo de Paes
Eduardo Paes ao chegar aos Estúdios Globo para o debate
Raoni Alves/g1
O g1 reuniu as principais propostas de Paes sobre segurança, educação, saúde, transporte público, geração de emprego, assistência social, habitação, cultura e meio ambiente. Confira abaixo:
Educação✏️
A meta de Paes é tornar o Rio a primeira capital do país em matrículas em tempo integral, atingindo mais de 70% de cobertura na cidade. O plano prevê a criação de 13 mil novas vagas em creches e pré-escolas, ampliando o acesso à educação infantil.
O programa pretende criar 500 novas escolas tecnológicas em tempo integral na rede municipal, expandindo o modelo dos GETs. A proposta inclui a oferta de ensino de programação computacional para 200 mil alunos da rede pública municipal.
O programa visa reduzir o déficit de educadores na educação especial, garantindo um profissional para cada três alunos na rede de apoio, buscando tornar o município referência em educação inclusiva. O plano também destaca a importância de recuperar a infraestrutura das escolas, com foco na climatização de todas as salas de aula.
Saúde 🏥
O plano prevê a criação de duas novas unidades do Super Centro Carioca de Saúde, uma em Campo Grande e outra na Zona Norte, com projetos para mais duas unidades (Realengo e Jacarepaguá). O plano visa melhorar o fornecimento de medicamentos nas Clínicas da Família, UPAs e hospitais, buscando solucionar um problema recorrente no sistema de saúde.
O plano também inclui a implementação de um programa específico para famílias com pessoas no espectro autista e a criação de oito centros de referência na cidade.
Transporte público 🚌
O plano prevê aprimorar as linhas regulares e os ônibus convencionais. Outra proposta é iniciar a transição do BRT para um sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A proposta inclui iniciar a transição nas linhas Transcarioca e Transoeste, do Jardim Oceânico ao Parque Olímpico. Reestruturar a política tarifária, utilizando a nova bilhetagem digital (Programa Jaé). A proposta visa oferecer mais integrações e benefícios para os usuários do transporte público.
Assistência social❤️‍🩹
Expandir o programa de combate à fome “Prato Feito Carioca”, por meio das cozinhas comunitárias, além da criação do “Programa Restaurante Popular Carioca”. Implantar o programa de transferência de renda “Carioquinha”. Este programa será destinado a famílias vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos.
Meio ambiente 🌏
O plano prevê a implementação dos trechos 1 e 2 do projeto “Controle de Enchentes da Bacia do Rio Acari”, visando reduzir os riscos de enchentes na região. O plano propõe dar continuidade ao projeto, que visa expandir e melhorar os sistemas de drenagem da cidade para aumentar a resiliência às mudanças climáticas.
O programa propõe expandir o sistema de sirenes para comunidades vulneráveis a enchentes, especialmente aquelas localizadas em áreas de baixada, buscando alertar a população sobre os riscos e permitir a evacuação em situações de perigo.
Já o Projeto ZN Verde visa arborizar a Zona Norte da cidade com mudas produzidas em larga escala, buscando reduzir as ilhas de calor e os impactos das mudanças climáticas na região.
Segurança 🚨
Paes propõe o aumento da presença da Guarda Municipal em praças e parques, inibindo a prática de crimes e aumentando a sensação de segurança.
Também consta no plano a criação de um grupo de elite da Guarda Municipal com autorização para uso de armas de fogo.
Outras propostas são a ampliação da iluminação pública, instalação de câmeras de segurança, cerco eletrônico e ações de limpeza urbana. O plano propõe fortalecer a Ronda Maria da Penha, um programa que já existe na Guarda Municipal, com o objetivo de intensificar o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
O plano também prevê a expansão do Programa BRT Seguro, que busca fortalecer o combate à violência e ao vandalismo nas estações e terminais do BRT.
Habitação 🏘️
O programa de governo de Eduardo Paes não especifica os objetivos dos programas “Morar Carioca” e “Bairro Maravilha”. O documento menciona apenas a intenção de ampliar a cobertura de ambos os programas em toda a cidade, sem detalhar seus objetivos específicos ou como essa ampliação seria realizada.
Já o programa “Casa Carioca” é citado como um instrumento para identificar famílias em situação de vulnerabilidade social e, a partir dessa identificação, promover melhorias habitacionais em suas moradias. O documento cita a meta de realizar melhorias em 20 mil moradias.
Geração de emprego 💼
Eduardo Paes planeja atrair empregos através de investimentos em turismo, revitalização da região portuária e estabelecimento de parcerias público-privadas. O objetivo é aumentar o número de turistas, impulsionar o setor hoteleiro, bares, restaurantes, comércio e serviços de transporte, gerando empregos nessas áreas. Além disso, o programa prevê a criação do HUB Favela Empreendedora, que apoiará empreendedores de favelas e comunidades.
Cultura 🛕
O programa “Jaé Cultural” visa garantir a gratuidade da tarifa do transporte público para os usuários que utilizarem o transporte público para ir e voltar de eventos culturais. A gratuidade se aplica a espetáculos oferecidos pelos equipamentos culturais municipais ou patrocinados pela prefeitura.
Fortalecimento do programa “Rede Carioca de Cultura”, que visa reformar e revitalizar equipamentos de cultura privados, como clubes e associações culturais e esportivas, localizados nas zonas Norte e Oeste da cidade. Inauguração do Museu Rio Olímpico e implantação do Parque do Legado Olímpico.

Mais Notícias