Anúncio foi feito pelo prefeito João Campos nesta segunda-feira (2). Elba Ramalho
Divulgação
A prefeitura do Recife anunciou nesta segunda-feira (2) que o carnaval da cidade em 2025 vai homenagear os artistas Elba Ramalho e Marron Brasileiro e a Troça Abanadores do Arruda.
A confirmação dos homenageados foi feita pelo prefeito João Campos (PSB) que destacou a importância de reconhecer o valor dos artistas em vida.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
Campos ressaltou que Elba é a “grande voz feminina do frevo, do forró e da cultura nordestina” e “pernambucana de coração”; falou da importância de Marron como um talento da terra, “um filho da Mustardinha”; e exaltou a trajetória da Abandadores do Arruda – um brinquedo popular que tem 90 anos de história.
Elba Ramalho
A cantora Elba Ramalho nasceu na Paraíba e estreou nos palcos primeiro como atriz. Em 50 anos de carreira, se consolidou como intérprete de ritmos nordestinos como o forró, o xote, o baião e o frevo. Durante a carreira fez grandes parcerias com artistas como Zé Ramalho e Geraldo Azevedo – com quem realizou o projeto Grande Encontro, e o grupo Quinteto Violado.
Marron Brasileiro
Marron Brasileiro promete tocar canções que ficaram eternizadas no carnaval pernambucano
José Marcos/Divulgação
Compositor de músicas que embalam os carnavais em Pernambuco, Marron é recifense, do bairro da Mustardinha. Estão entre os maiores sucessos, composições como “Nas Ondas do Desejo”, “É tanto Amor”, “Galera do Brasil” e “Arreia a Lenha”. O artista cresceu ouvindo Reginaldo Rossi e Fernando Mendes e começou a carreira cantando em bares. A banda mais conhecida é a “Versão Brasileira” – da qual é fundador. O trio elétrico comandando por Marron é um dos destaques do Galo da Madrugada todos os anos.
Troça Abanadores do Arruda
Passistas dançam embaixo do Galo gigante, junto com estandartes dos Lenhadores (1897) e Abanadores do Arruda (1934)
Luka Santos/G1
A Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda foi fundada em 1º de outubro de 1934, no alto da Alegria, bairro de Água Fria. Fundada por Manoel João José Gonçalves de Santana e Amaro Santiago, foliões e sócios do Clube Vassourinhas, a sede da troça mudou para o bairro do Arruda em 1937, quando incorporou o local ao nome do brinquedo. Levando as cores verde, vermelha e amarela, reúne mais de 300 componentes, entre porta-estandartes, passistas, cordões, damas, fantasias de destaques e orquestra de metais.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias