Atual prefeito Anderson Farias (PSD) deve ter como adversário o ex-prefeito Eduardo Cury, que se filiou ao PL. Outros 4 partidos lançaram pré-candidatos na cidade. Pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos a partir de 2025
Divulgação
À zero hora deste domingo (6) chegou ao fim o prazo para filiação a um partido político para quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito, ou vereador nas eleições municipais deste ano.
O novo mapa político no país aponta uma disputa entre antigos aliados na cidade mais populosa do Vale do Paraíba – São José dos Campos. De um lado o atual prefeito, Anderson Farias, (PSD). Do outro, o ex-prefeito Eduardo Cury (PL), que governou a cidade por dois mandatos, de 2005 a 2012.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Os dois fizeram carreira política pelo PSDB e chegaram a administrar a cidade juntos, de 2008 a 2012, período em que Anderson foi Secretário de Administração e, em seguida, de Transportes na gestão de Cury.
No fim do mandato em São José, Cury foi eleito deputado federal e levou Anderson para atuar como seu chefe de gabinete. Em 2022, não conseguiu a reeleição para o Congresso Nacional. Já Anderson se elegeu em 2020 como vice-prefeito na chapa liderada por Felício Ramuth. Em 2022 assumiu o cargo principal.
No entanto, ambos deixaram o PSDB. Anderson Farias migrou para o PSD em janeiro de 2022, enquanto Eduardo Cury se filiou ao PL nesta semana
À reportagem, Cury disse que ainda não definiu se será mesmo candidato. Já o presidente do PL em São José, vereador Lino Bispo, afirma que Cury vai concorrer ao Paço Municipal: “O Eduardo Cury é um nome consolidado politicamente e a vinda dele para o PL reforça a posição do partido não só em São José dos Campos, mas também na eleição em outras cidades do Vale.”
Além deles, outros nomes foram lançados como pré-candidatos na disputa de outubro:
o ex-vereador Wagner Balieiro (PT);
o deputado estadual Dr. Elton (União Brasil);
o professor Wilson Cabral (PDT);
o advogado Toninho Ferreira (PSTU).
Todos os partidos têm até 15 de agosto para registrarem as candidaturas.
Prefeitura de São José dos campos
Divulgação/PMSJC
Apoio de caciques políticos
Para convencer os eleitores na disputa pela Prefeitura em São José dos Campos, os prováveis candidatos devem contar com o apoio de cabos eleitorais importantes.
O principal apoiador de Anderson Farias (PSD) é o atual vice-governador Felício Ramuth, também do PSD. Felício foi prefeito de São José, de 2017 a 2022, e teve Anderson como vice no segundo mandato.
Já Eduardo Cury migrou para o PL, de Jair Bolsonaro, e tem Emanuel Fernandes (PSDB), como cabo eleitoral declarado. O político também foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 1997 a 2004.
O pré-candidato do PT, Wagner Balieiro, conta com o apoio do presidente Lula para levar o partido de volta ao paço municipal. Foi em 2012, também com o PT no comando do governo federal, que Carlinhos Almeida venceu a disputa na cidade.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) não anunciou se irá apoiar alguém na cidade que está entre as 10 maiores economias do estado.
Conheça os pré-candidatos a prefeito em São José dos Campos
O g1 fez uma mesma pergunta aos seis pré-candidatos: “o que é preciso melhorar em São José dos Campos nos próximos 4 anos?”.
O único que preferiu não responder foi Eduardo Cury, que alegou que ainda não definiu se concorrerá à prefeitura.
Veja as outras respostas abaixo:
Anderson Farias (PSD) – Atual prefeito de São José dos Campos, Anderson tem 49 anos. Ele foi eleito para vice em 2020, mas em abril de 2022 assumiu o cargo principal após a renúncia de Felício Ramuth.
“A nossa administração vem trabalhando incessantemente para melhorar São José dos Campos. Acordamos cedo, dormimos tarde e trabalhamos muito, pautados em valores que defendo como ética, transparência e respeito ao dinheiro público. Por conta dos serviços prestados à população, temos alcançado reconhecidos índices de desenvolvimento social e econômicos de padrão internacional, resultado de ações como a Linha Verde; Escola 5.0; 1ª Cidade Inteligente do Brasil, certificada (2022) e recertificada (2023) pela ABNT; Cidade Segura com expressiva redução dos índices criminais; geração de empregos; patrulha Maria da Penha; programa de Inclusão dos Autistas; assistência aos Idosos e às pessoas que mais precisam. Consolidaremos nossos eixos de inovar, compartilhar recursos, simplificar e gestão aberta e transparente. São José dos Campos tem um dos mais altos índices de qualidade de vida do Brasil, disseminado por todos os segmentos da sociedade, e nós vamos continuar ampliando esse padrão.”
Anderson Farias (PSD)
Divulgação/Anderson Farias
Dr. Elton (União) – Médico gastroenterologista, Dr. Elton tem 49 anos e foi eleito vereador por dois mandatos. Em 2022 se elegeu deputado estadual com 46 mil votos. Vai concorrer ao Paço Municipal pela primeira vez.
“Sou nascido, criado em São José dos Campos e tenho muito orgulho disso. Acompanhando o crescimento da nossa cidade, identifico áreas que precisam ser melhoradas. Como médico, vejo a saúde como prioridade. É preciso proporcionar um atendimento mais acolhedor e empático, reduzindo a burocracia, tornando o processo mais ágil e eficiente, sem esquecer a valorização dos profissionais. Mutirões para minimizar as filas de espera para cirurgias podem ser resultado de uma gestão mais efetiva, assim como ações preventivas que evitem situações como a atual, com a dengue. É necessário aprimorar a infraestrutura das unidades de saúde fornecendo aos profissionais as ferramentas e recursos necessários para um trabalho eficaz e eficiente. Segurança, educação, mobilidade, área social, enfim, estou comprometido em buscar soluções eficazes para tornar nossa cidade um lugar melhor para todas as pessoas, agindo com ética e transparência como venho fazendo ao longo da minha vida pessoal e pública.”
Dr. Elton (União)
Divulgação/Dr. Elton
Eduardo Cury (PL) – O engenheiro já foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, entre os anos de 2005 e 2012. Depois, Cury foi deputado federal também por dois mandatos. Tem 60 anos.
Eduardo Cury (PL)
Divulgação/Eduardo Cury
Toninho Ferreira (PSTU) – Aos 66 anos, o advogado deve concorrer à prefeitura de São José pela terceira vez. Toninho tem uma trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores, tendo sido presidente do Sindicato dos Metalúrgicos.
“São José precisa de um governo socialista voltado a resolver os problemas do povo e não de uma minoria de ricos. No transporte, é possível adotar a Tarifa Zero, como já existe em várias cidades. Colocar fim à terceirização da Saúde. Embora seja um dos maiores orçamentos, a saúde sofre com falta de remédios e funcionários. Saúde não é mercadoria. A doença do povo não pode servir para dar lucros aos barões da saúde. Atendimento à saúde mental em local acessível à população e formação do pessoal nas UBS para atendimento às pessoas trans. Criação de casas abrigo e combate à violência contra as mulheres. Não permitir a privatização do Parque da Cidade e lutar contra a privatização da Sabesp. Levar infraestrutura às regiões mais carentes que sentem falta de água, luz, asfalto, etc. Abertura de restaurantes populares nos bairros periféricos, abastecidos por pequenos produtores. Manutenção do Parque do Banhado com a permanência dos moradores e regularização dos bairros clandestinos.”
Toninho Ferreira (PSTU)
Divulgação/Toninho Ferreira
Wagner Balieiro (PT) – O engenheiro tem 46 anos e foi vereador por 4 mandatos. Durante a gestão de Carlinhos de Almeida, Wagner foi secretário de Transportes. Concorre pela segunda vez à prefeitura de São José.
“Sou nascido e criado em São José e meu desejo é que nossa cidade tenha qualidade de vida, seja sustentável, desenvolvida, inclusiva e com mais segurança e oportunidades. São José precisa voltar a crescer. Já fomos a 3ª economia do Estado, mas perdemos 40% de participação no PIB e IVA do Estado nos últimos anos, e caímos para o 9º lugar. É preciso reverter esse quadro, trazendo empresas, gerando empregos e sendo mais receptiva aos empreendedores. É preciso ainda valorizar os servidores, que executam trabalho tão importante para o andamento da cidade. Precisamos também de um sistema de transporte coletivo moderno, soluções para melhorar o trânsito, educação de qualidade e que prepare nossas crianças para o futuro, uma saúde que não tenha demora para realizar atendimento, ações para o problema da falta de moradia e regularização, cumprimento de planos já estabelecidos, com saneamento básico e meio ambiente como prioridade, criação de parques já previstos e um plano de arborização.”
Wagner Balieiro (PT)
Divulgação/Wagner Balieiro
Wilson Cabral (PDT) – Aos 55 anos, Wilson é doutor em Economia e professor do ITA. Já atuou em Conselhos de Saneamento Básico e Meio Ambiente, além da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
“São José dos Campos é uma cidade especial: tem um povo diverso e espiritualmente rico, instituições incríveis, localização privilegiada, e uma série de outros atrativos que a tornam única. No entanto, há desafios que precisam ser resolvidos imediatamente: o transporte público, o atendimento de saúde, a segurança, as enchentes, o lixo, dentre outros. Parece incrível, mas há famílias que carecem de itens básicos, como água e energia. A cidade carece de ações de adaptação climática, de mobilidade urbana, de valorização da cultura, de segurança alimentar, de valorização do servidor público, em especial dos profissionais da educação, da saúde e da segurança, de soluções para a regularização fundiária, a arborização, e a gestão do lixo, dentre outros. É preciso ampliar a visão de futuro, buscar investimentos e definir metas compatíveis com as melhores cidades do mundo! Temos potencial para sermos referência tecnológica, mas também humana, com sustentabilidade e bem viver!”
Wilson Cabral (PDT)
Divulgação/Wilson Cabral
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina