15 de janeiro de 2025

Eleição suplementar para prefeito de Alto Alegre tem 14 locais de votação; veja lista

Eleitores devem comparecer as urnas das 8h às 17h. Candidatos ao cargo são o prefeito interino e empresário Valdenir Magrão (MDB) e o professor e engenheiro civil Wagner Nunes (Republicanos). Entrada de Alto Alegre, ao Norte de Roraima
Prefeitura de Alto Alegre/Divulgação/Arquivo
Mais de 11,2 mil eleitores do município de Alto Alegre, no Norte de Roraima, irão as urnas neste domingo (28) para escolher o prefeito da cidade. A eleição suplementar tem 14 locais de votação e os eleitores devem comparecer as urnas das 8h às 17h (veja lista dos locais mais abaixo).
As eleições suplementares foram decretadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o mandato do prefeito Pedro Henrique Machado (PSD) e da vice Simone Friedrich (PSD) por distribuir cestas básicas em troca de votos.
Os candidatos ao cargo são o prefeito interino e empresário Valdenir Magrão (MDB) e o professor e engenheiro civil Wagner Nunes (Republicanos).
🗳️ Confira o perfil dos candidatos aqui
Chamada de eleição suplementar, a votação de abril está prevista no Código Eleitoral e ocorre, entre outras possibilidades, quando há cassação do diploma ou a perda do mandato. No entanto, ela não anula a eleição tradicional, ou seja, a eleição municipal em outubro de 2024 segue como o previsto.
A infraestrutura da eleição suplementar terá um custo de aproximadamente R$ 454.890 mil. Esse valor suprirá demandas como: pessoal e logística.
Votação na sede, área rural e comunidade Yanomami
Foram preparadas 56 urnas, sendo 41 urnas de seção e 15 urnas de contingência, caso ocorra a necessidade de substituições, para os 14 locais de votação. Desse total, quatro locais ficam na sede do município e 10 locais ficam na área rural.
Os maiores colégios eleitorais estão localizados na sede do município. Em primeiro está o Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, com 2.048 eleitores, seguido da Escola Municipal Professora Edneide Sales Campelo, com 1.830 e em terceiro a Escola Estadual Geraldo Pinto, que recebe 1.679 eleitores.
📲 Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
Parte da Terra Yanomami faz parte do município e os indígenas também participam da eleição. O local de votação é no posto de Saúde da comunidade indígena Sikamabiu, que possui 194 eleitores aptos a votar.
A comunidade fica distante 70 km da sede do município. A urna foi entregue na comunidade nesse sábado (27) com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os eleitores da aldeia participam das eleições sem precisar sair do território Yanomami desde 2014, quando, a pedido dos próprios indígenas, o TRE instalou uma seção na localidade. A comunidade é de difícil acesso e fica em área de mata fechada.
Visão aérea da comunidade Sikamabiu, na Terra Yanomami
Inaê Brandão/g1 RR/Arquivo
Para votar nessas eleições, os eleitores devem ter cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral até o dia 29 de novembro de 2023. A eleição suplementar também é obrigatória, ou seja, quem estiver apto e não votar, precisa justificar para não ficar irregular perante a Justiça Eleitoral.
Com uma população de 21.096 pessoas e 25.454,297 km² de área territorial em 2022, Alto Alegre é o terceiro município mais populoso e o quarto maior em extensão de Roraima.
Votação
Os procedimentos para a votação em uma eleição suplementar são idênticos aos de um pleito tradicional. Para votar é preciso ir à seção eleitoral com um documento oficial de identificação com foto e o título eleitoral, se o possuir.
Caso não tenha o título físico, o eleitor pode apresentar o e-Título também para se identificar perante o mesário.
Na cabine de votação, é proibido a qualquer pessoa portar aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.
Locais de votação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias