No total, 14,7 mil pessoas devem ser convocadas para atuar como mesárias nas eleições deste ano. Até o momento, 9,3 mil já foram chamadas. Mais de 14 mil deverão ser convocados como mesários no Alto Tietê
Divulgação/TSE
A atualização mais recente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aponta que 9,3 mil pessoas do Alto Tietê já foram convocadas para atuar como mesárias nas eleições deste ano. O número representa 63,7% do total estimado, já que 14,7 mil devem ser convocadas.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O TRE destaca que pode haver alteração no número final de convocados e em alguns casos há a convocação de reservas para eventuais necessidades de substituição. Em algumas cidades do Alto Tietê, inclusive, o número de convocados já superou a quantidade prevista. (Veja tabela abaixo)
Mesários para as eleições 2024
Os juízes eleitorais têm até o dia 30 de julho para convocar os mesários e mesárias que atuarão no primeiro e no eventual segundo turnos de votação. Os nomes das pessoas designadas devem ser publicados em edital.
Os convocados para os trabalhos serão nomeados pelo juiz eleitoral 60 dias antes do pleito, conforme o artigo 120 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). A recusa à participação por motivo de saúde, por exemplo, poderá ser encaminhada para análise do juiz em até 5 dias após o recebimento da convocação. O período e a modalidade da capacitação, que pode ser presencial, à distância ou das duas formas, serão definidos pelos cartórios.
Segundo a legislação, a atividade de mesária ou mesário não pode ser exercida por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; e membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros.
Nas eleições, cada mesa receptora de votos é composta por quatro pessoas, sendo uma delas nomeada presidente. Quem assume essa função fica responsável por iniciar e encerrar a votação, manter a ordem na seção, comunicar ocorrências ao juiz eleitoral, providenciar a entrega de materiais ao cartório e verificar as credenciais dos fiscais dos partidos. Os demais integrantes ficam incumbidos de identificar os eleitores e eleitoras, organizar a fila, colher a assinatura no caderno de votação e entregar o comprovante do voto, entre outras atividades.
É possível ainda se inscrever para mesário voluntário. Não há prazo limite para a inscrição. No entanto, é recomendável que os interessados se inscrevam o quanto antes, pois pode não haver vagas disponíveis em seu local de votação.
Clique aqui para se inscrever
Quem atua como mesário ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado na eleição e outros dois por dia de treinamento oficial concluído para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados.
Aqueles que exercem a função ainda podem ter preferência no desempate em concursos, desde que prevista no edital. As horas trabalhadas podem ser asadas ainda como atividades complementares para aqueles que cursam a graduação.
Assista a mais notícias do Alto Tietê