21 de outubro de 2024

Eleições 2024: À EPTV, Helinho Zanatta propõe bônus para atrair médicos, rever contrato do esgoto e ampliar horários de creches

Político do PSD é o segundo entrevistado no 2º turno de Piracicaba no telejornal. O candidato do PSD à Prefeitura de Piracicaba (SP), Helinho Zanatta, foi o segundo entrevistado da série do EPTV 2 no 2º turno das Eleições 2024, durante o telejornal desta terça-feira (15). Ele respondeu perguntas sobre propostas nas áreas de saúde, saneamento básico e educação. Confira, abaixo, as principais.
Veja a página especial de eleições do g1 Piracicaba 📲
As entrevistas são feitas por ordem alfabética. Na segunda-feira (14), o sabatinado foi Barjas Negri (PSDB).
Novas UBSs e bônus para médicos
Na área da saúde, Helinho prometeu transformar Unidades de Saúde da Família (USFs) em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos bairros.
“A gente vai levar a equipe completa, clínico geral, pediatra, ginecologista e aí você vai poder marcar o seu exame ali no bairro porque você não vai precisar ficar rodando no postão, especialidades […] Você coloca as UBSs nos bairros”.
Para atrair médicos para a rede municipal, o candidato propôs a criação de um bônus de produtividade. “Hoje você tem um teto [salarial] para contratar e, às vezes, você tem dificuldades. Nós vamos, junto com a Câmara de Vereadores, […] criar um bônus. Isso não tem ilegalidade, nós já fizemos isso, inclusive, lá quando fui prefeito de São Pedro. A gente recuperou isso e conseguiu atrair médicos e atrair o profissional de novo para dentro do serviço público”.
Helinho também prometeu um Pronto-Socorro Infantil na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Cristina, além de um Pronto-Socorro da Melhor Idade na UPA da Vila Rezende.
Revisão do contrato de esgoto
Helinho também prometeu rever o contrato de parceria público-privada para gestão do esgoto da cidade.
“Concessionou esgoto, mas fez com o quê? Que o valor do esgoto fosse cobrado pelo valor da água, não pelo tratamento. E Piracicaba não tem 100% de esgoto tratado. Olhem os córregos e ribeirões e você vê, vocês sabem disso que eu estou falando, ainda corre céu aberto. O que nós temos que fazer? A empresa não está prestando serviço e, pior, ela tirou uma capacidade de investimento do Semae. O Semae não conseguiu investir na rede física. Nós temos a maior perda física de água tratada do Estado de São Paulo. Mais de 50% da água sua não chega na ponta, não chega na torneira. Nós vamos rever o contrato para baixar a tarifa”, afirmou.
O candidato também afirmou que vai investigar na redução de perdas d’água da cidade.
“Nós temos que trocar as redes porque esse vazamento vaza 50% físico, todo dia, e aí não chega na torneira. E é a sequência, não é uma simples coisa. Você troca a rede física que está vazando, você troca por método não destrutivo e, a partir daí, o que você faz? Você faz reservatórios pulmão. A cidade cresceu enormemente e mantém reservatório de 15, 20 anos atrás, alguns paliativos que não resolveram o problema da falta d ‘água”.
Ampliação de horário de creches
O candidato do PSD propôs a ampliação do horário de creches e aumento de vagas no ensino infantil.
“Precisa colocar em tempo integral, inclusive horário estendido, sem mexer com o professor. É isso que nós temos que fazer: aumentar as vagas em creches. Se precisar ampliar, onde precisar, ampliar. Se precisar construir novas creches, lógico que nós vamos construir. Nós vamos participar do PAR, do Plano de Articulação Regional. O governo federal tem recursos para isso. O governo de estado contribui também”, afirmou.
Segundo Helinho, a ampliação será acompanhada por equipe técnica. “A gente tem que entender que os professores têm que estar todo mundo no mesmo propósito. Tem que desenrolar o problema da fila e problema da falta de vaga nas creches”, finalizou.
VÍDEOS: Trechos da entrevista com Barjas Negri
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias