10 de outubro de 2024

Eleições 2024: Anderson (PSD) venceu na seção onde Eduardo Cury (PL) votou, em São José

Dados do TSE também mostram que os vereadores mais votados nas duas seções não eram dos partidos de Anderson ou Eduardo Cury. Anderson Farias (PSD) e Eduardo Cury (PL)
Gabriel Blois Moreira /g1
Quando Eduardo Cury desceu a escadaria da ETEP com a família, no domingo (6), o ambiente parecia bastante amigável para o candidato que estava a poucos passos da urna eletrônica.
Logo nos primeiros degraus, foi parado por três pessoas, com abraços e beijos. Ao entrar no salão de colunas azuis, onde as seções ficavam separadas apenas por correntes de plásticos presas em alguns suportes, mais abraços e cumprimentos. Mas o desempenho naquela seção de número 139, no Jardim Esplanada, ficou abaixo do que o candidato esperava.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Eduardo Cury teve 50 dos 206 votos registrados ali. Ou 25,38% dos votos válidos (em que se descartam brancos e nulos), um pouco abaixo dos 25,96% dos votos que teve em toda a cidade. Já Anderson conquistou 80 votos, equivalentes a 43,65% dos válidos – mais do que obteve em toda a cidade (39,66%).
Os dois políticos que disputam o segundo turno foram seguidos por Dr Elton (União), que recebeu 33 votos. Na quarta colocação, um empate: Wagner Balieiro (PT) e Prof Wilson Cabral (PDT) receberam 14 votos cada. Toninho Ferreira (PSTU) não recebeu nenhum voto na seção onde Eduardo Cury votou.
Já o vereador mais votado naquela seção foi Fernando Petiti (PSDB), da coligação de Cury. O candidato teve 17 votos. Em seguida, Helio Nishimoto (PSD) e Renato Santiago (União), com 11 votos cada. Petiti e Santiago tiveram votos suficientes na cidade para garantir uma cadeira na Câmara Municipal.
São José dos Campos terá segundo turno nas eleições municipais de 2024
A menos de 1 km de distância da ETEP, quase no mesmo horário, Anderson foi votar acompanhado pela família, o candidato a vice, Coronel Wilker (MDB) e o vice-governador, Felício Ramuth (PSD), numa escola particular, também na avenida Linneu de Moura. No caminho entre a entrada da escola e a porta da seção, recebeu abraços. Mas a aprovação que esperava, saiu da urna.
Concorrendo pela primeira vez, e tentando a reeleição ao mesmo tempo, Anderson teve 129 dos 286 votos registrados na seção 480. Traduzindo em votos válidos, foram 46,73% dos votos válidos, mais do que os 39,66% que obteve em toda a cidade, e mais do que o dobro dos 20,74% (56 votos) de Eduardo Cury naquela seção.
Dr Elton foi o terceiro mais votado (46 votos), seguido de Wagner Balieiro (21 votos), Prof Wilson Cabral (17 votos) e Toninho Ferreira (1 voto).
Renato Santiago, que já aparecia entre os mais votados na seção de Cury, foi o vereador com mais votos na seção de Anderson: 23. Em seguida, Cyborg (PP), 18 e Carlos Abranches (Cidadania). 14. Dos três, apenas Cyborg não conseguiu se eleger.
Anderson (PSD) e Eduardo Cury (PL) falam sobre 2° turno em São José dos Campos
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região

Mais Notícias