20 de setembro de 2024

Eleições 2024: apenas metade dos candidatos à prefeitura do Recife têm propostas para idosos

Capital pernambucana reúne 258.625 eleitores com idade entre 60 e 79 anos. Levantamento do g1 foi feito com base nas informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Idoso na praia
Alexsander Ferraz/Jornal A Tribuna
No Recife, o eleitorado idoso é composto por 258.625 votantes com idade entre 60 e 79 anos, o que corresponde a 21,21% do total de pessoas aptas a votar nas eleições 2024 na capital pernambucana, que é de 1.219.917 eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Baseado nas informações do DivulgaCand, do TSE, o g1 fez um levantamento das propostas dos candidatos à prefeitura para idosos.
O Recife conta com 258.625 eleitores com idade entre 60 e 79 anos, o que corresponde a 21% do eleitorado da capital pernambucana nas eleições de 2024, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Baseado nos planos de governo disponibilizados pelo TSE desde 15 de agosto, com o fim do prazo para registrar as candidaturas ao pleito deste ano, o g1 fez um levantamento das propostas para os idosos.
🗳️ Acompanhe a cobertura completa das eleições em Pernambuco
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Metade dos oito candidatos à prefeitura do Recife não apresentam propostas para a população idosa: Ludmila (UP), Simone Fontana (PSTU), Tecio Teles (Novo) e Victor Assis (PCO). Quem propõe ações para esse público são os outro quatro candidatos no pleito deste ano: Dani Portela (PSOL), Daniel Coelho (PSD, Gilson Machado (PL) e João Campos (PSB).
Dani Portela (PSOL)
Dani Portela (PSOL) em foto de arquivo
Nando Chiappetta/Alepe
A palavra idoso e a expressão terceira idade não constam no plano de governo de Dani Portela. O termo idosa aparece uma vez. A única proposta para a população idosa é:
“Promover campanhas educativas e capacitação sobre tratamento com a pessoa idosa, com pessoas com deficiência, enfrentamento ao racismo e machismo, além de criar canais de denúncia eficazes e seguros para passageiros e passageiras”.
Daniel Coelho (PSD)
Daniel Coelho é candidato do PSD a prefeito do Recife
Foto: Reprodução / TV Globo
A palavra idoso aparece sete vezes no plano de governo de Daniel Coelho; idosa, três vezes; e terceira idade não aparece. Entre as propostas para a população idosa, estão:
“Criar centros de convivência para idosos, oferecendo atividades culturais, esportivas e de lazer, além de serviços de saúde e assistência social”;
“Ampliar os serviços de saúde voltados para a população idosa, com foco em prevenção de doenças crônicas, reabilitação e cuidados paliativos. Unidades de saúde especializadas serão estabelecidas para atender essa demanda”;
“Implementar programas de proteção e apoio a idosos vítimas de violência, negligência ou abuso, com a criação de uma rede de atendimento integrada entre saúde, assistência social e segurança pública na cidade do Recife”;
“Ampliar os serviços de saúde voltados para a população idosa, com foco em prevenção de doenças crônicas, reabilitação e cuidados paliativos. Unidades de saúde especializadas serão estabelecidas para atender essa demanda, oferecendo atendimento multidisciplinar e humanizado”;
“Desenvolver programas de envelhecimento ativo, promovendo atividades físicas, culturais e de lazer para os idosos, além de serviços de apoio e orientação. Centros de convivência para idosos serão criados em nossa cidade”.
Gilson Machado (PL)
Gilson Machado é candidato do PL a prefeito do Recife
Foto: Reprodução / TV Globo
No plano de governo de Gilson Machado, o termo idoso aparece 10 vezes. A palavra idosa e a expressão terceira idade não constam. Entre as propostas para a população idosa, estão:
“Vamos criar nos bairros do Recife os Espaços da Boa Idade, para promover a participação social dos idosos com atividades voltadas ao envelhecimento saudável e ativo, convivência, qualificação e autonomia”;
“Vamos criar o projeto Idoso Voluntário, para cadastramento de uma rede de idosos voluntários que possam participar de atividades de apoio em grandes eventos, atividades esportivas, campanhas de saúde humana e cuidado animal, além de ações de qualificação de mão de obra, apoio e complementação de ensino, em parceria com entidades religiosas e organizações sociais (OSs), incentivando assim a participação dos idosos no dia a dia da sociedade e valorizando seu papel”;
“Capacitaremos todos os profissionais de segurança para promover o combate à violência contra mulheres, crianças, idosos e vulneráveis, como também oferecer o atendimento adequado às vítimas”;
“O projeto Escola Amiga do Idoso irá promover atividades de interação das crianças com os idosos, através da criação de uma rede de idosos voluntários que participarão de atividades de conscientização dos direitos dos idosos, seu papel na sociedade e troca de vivências, promovendo a cultura do cuidado e do respeito, e fortalecimento dos vínculos familiares”.
João Campos (PSB)
João Campos é candidato à reeleição pelo PSB
Foto: Reprodução / TV Globo
A palavra idoso aparece uma vez no plano de governo de João Campos; idosa, duas vezes; terceira idade não aparece. A única proposta para a população idosa é a seguinte:
“Para assegurar novos espaços de proteção, propomos a criação de novos Centros de Convivência Diária dedicados à população idosa e para pessoas com deficiência”.
Ludmila (UP)
Ludmila é candidata à prefeitura do Recife pela União Popular (UP)
Reprodução/TV Globo
A palavra idoso, o termo idosa e a expressão terceira idade não constam no plano de governo de Ludmila.
Simone Fontana (PSTU)
Simone Fontana é candidata à prefeitura do Recife pelo PSTU
Reprodução/TV Globo
A palavra idoso aparece apenas uma vez no plano de governo de Simone Fontana, em um trecho em que a candidata diz que essas pessoas “sofrem com toda essa falta de políticas estruturais para o trânsito da nossa cidade”. Não há proposta. O termo idosa e a expressão terceira idade não aparecem.
Tecio Teles (Novo)
Tecio Teles em imagem de arquivo
Reprodução/Redes sociais
O termo idosa consta uma vez no plano de governo de Tecio Teles, mas sem proposta. A palavra idoso e a expressão terceira idade não aparecem.
Victor Assis (PCO)
O candidato Victor Assis (PCO)
PCO/Divulgação
As palavras idoso e idosa, assim como a expressão terceira idade, não constam no plano de governo de Victor Assis.
Assista ao vídeo a seguir sobre o que faz o prefeito de uma cidade:
Eleições 2024: entenda o que faz o prefeito
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias