24 de setembro de 2024

Eleições 2024: Entenda como funciona processo de preparação das urnas eletrônicas em Piracicaba

Na manhã desta terça-feira (24) aconteceu a cerimônia pública para verificação do sistema; etapa deve ser concluída até o dia 4 de outubro. Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
As 1.164 urnas eletrônicas destinadas às eleições municipais de 2024 na área abrangida pelo Cartório Eleitoral de Piracicaba (SP) passam por processo de preparação para o pleito, que reúne geração de mídias, carga e lacração, a partir desta terça-feira (24).
O procedimento acontece em todo o estado de São Paulo, que reúne 114.740 urnas. Na manhã desta terça-feira (24), foi realizada no Cartório Eleitoral de Piracicaba (SP), cerimônia pública, para verificação do sistema.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
“É um evento para que as pessoas possam se certificar da integridade do processo eleitoral”, afirma o Juiz da 270ª Zona Eleitoral, Mauricio Habice.
📝 Como funciona o processo?
Em atenção à Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é realizada a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições. Em todo o estado de São Paulo, os equipamentos passam pelo processo de geração de mídias, carga e lacração.
Durante o procedimento, é inserido, por meio das mídias e dos sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos nas máquinas.
O trabalho reúne, ainda, teste de funcionamento dos equipamentos, cujas portas de acesso físico são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. A previsão do término da etapa é até 4 de outubro.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
🗳️O que são as mídias e os sistemas eleitorais?
As mídias são dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos de urna, votação e gravação de resultados. Os sistemas eleitorais são programas que automatizam o processo eleitoral, executados em computadores e nas urnas.
Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública em Brasília.
👨‍👩‍👧‍👦 O que é a cerimônia pública?
A conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade dos sistemas eleitorais podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das federações e coligações. Cidadãos também podem acompanhar o processo mediante identificação.
As entidades presentes na cerimônia podem verificar a integridade e autenticidade do sistema e dos procedimentos adotados. A verificação ocorre por amostragem e pode ser realizada em até 6% dos equipamentos. As máquinas são escolhidas de forma aleatória.
“É um evento público, para que as pessoas vejam todo o procedimento como ele é feito, para que as pessoas possam se certificar da integridade do processo eleitoral”, afirma o Juiz da 270ª Zona Eleitoral, Mauricio Habice.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
🗳️O que acontece com as urnas eletrônicas após essa etapa?
Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e são transportadas para os locais de votação na véspera das eleições.
Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro, porque estão programados para funcionar apenas no dia da votação.
🔢Quantas urnas existem em Piracicaba?
Piracicaba reúne três Zonas Eleitorais (ZEs), a 93ª, a 244ª e a 270ª, que abrangem, ainda, os municípios de Charqueada (SP), Rio das Pedras (SP) e Saltinho (SP).
São 1.164 equipamentos, entre as urnas de votação e as de contingência, na soma das três Zonas Eleitorais.
Zona Eleitoral 093: 315 urnas de votação e 40 urnas de contingência
Zona Eleitoral 270: 458 urnas de votação e 46 urnas de contingência
Zona Eleitoral 244: 270 urnas de votação e 35 urnas de contingência
🗳️O que são urnas de contingência?
Urnas de contingência são aquelas que ficam à disposição para, caso haja algum problema em alguma urna de votação no dia das eleições, ela seja substituída.
📝 LEIA TAMBÉM:
A urna eletrônica é segura?
Uso da urna eletrônica no Brasil completou 25 anos em 2022
O modelo UE2020 foi apresentado no fim de 2021, em um evento em Manaus. Em todo o estado, 44.880 novas urnas foram distribuídas aos municípios.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades

Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Mais Notícias