27 de outubro de 2024

Eleições 2024: Manhã do 2º turno em Belém tem denúncias de demora de ônibus, substituição de urnas e sujeira de ‘santinhos’

Confira como foram as primeiras horas do 2º turno na capital paraense. Sujeira de ‘santinhos’ neste domingo, 27, em frente à escola pública Tiradentes I.
Tayana Narcisa / g1
A manhã de votação deste segundo turno das eleições 2024 de Belém teve uma movimentação tranquila nas zonas eleitorais da cidade, mesmo com filas em algumas das seções. Por outro lado, eleitores reclamaram da demora dos ônibus e da sujeira de ‘santinhos’ nas ruas.
Estas primeiras horas de votação também teve substituição de urnas eletrônicas na capital paraense, conforme divulgou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA).
Já a Polícia Federal (PF) destacou que não houve registro de ocorrências pela corporação.
AO VIVO: acompanhe o 2º turno no Pará
Substituição de urnas
De acordo com o primeiro boletim da instituição, foram registradas 12 ocorrências relativas às urnas. Destas ocorrências, três resultaram na substituição de urna logo no início da votação.
Os equipamentos substituídos, segundo o Tribunal, foram um na zona eleitoral 1ª e um na 95ª, em Belém, além de outro na zona eleitoral 97ª, que fica em Icoaraci, distrito da capital.
O TRE-PA ainda informou que houve outras ocorrências, de menor porte, e que não resultaram na substituição de equipamento.
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2024: Candidatos à prefeitura de Belém votam neste 2° turno
Longa espera por ônibus
Passageiros reclamam de demora de ônibus durante o domingo do 2º turno em Belém.
Fábia Sepêda / TV Liberal
Passageiros denunciaram a longa espera por ônibus em Belém durante este 2º turno, mesmo com a gratuidade e o dito aumento na frota neste final de semana para a mesma dos dias úteis.
“Eu voto lá no Sideral e já estou há uma hora na parada. Até agora nada. Estou no meu trabalho. Tenho que ir lá, votar e voltar”, disse Nazaré Vasconcelos, empregada doméstica.
Em nota a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que agentes estão fiscalizando os terminais das linhas de ônibus e no BRT, para garantir o cumprimento da gratuidade nos ônibus, bem como a disponibilidade da frota.
O g1 também questionou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) sobre as denúncias. A organização reforçou que a frota de ônibus para este dia foi aumentada para a mesma quantidade de coletivos nos dias úteis da semana.
Sujeira de ‘santinhos’
Nas primeiras horas do segundo turno das eleições já foi possível ver muita sujeira causada por quem jogou ‘santinhos’ nas ruas de Belém, principalmente perto de escolas.
Em nota, a Ciclus Amazônia, responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, informou que equipes estão trabalhando normalmente neste domingo (27) de segundo turno de eleições municipais para a limpeza da cidade.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Santinhos jogados em frente ao colégio Augusto Meira, em São Brás, em Belém.
Thiago Gomes / O Liberal
LEIA TAMBÉM:
“Jogo Eleitoral”: o que pensam os candidatos a prefeito de Belém
VÍDEOS confira outras notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias