6 de outubro de 2024

Eleições 2024 no AM têm poluição de ‘santinhos’, votação manual e prisões por crimes eleitorais

Segundo a Justiça Eleitoral, 17 ocorrências de derramamento de “santinho” foram contabilizadas, principalmente, em frente as escolas que funcionam como locais de votação no pleito. Eleições 2024 no AM têm poluição de ‘santinhos’, votação manual e prisões por crimes eleitorais
Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) registrou 17 ocorrências por derramamento de “santinhos”, votação manual no interior do estado e prisões por crimes eleitorais, como “boca de urna”, ao longo da manhã de domingo (6). As informações foram divulgadas na segunda coletiva de imprensa, na sede do tribunal.
O primeiro turno das eleições ocorre em todo país neste 6 de outubro. Na maior parte do Amazonas, incluindo Manaus, a votação teve início às 7h e será encerrada às 16h. Já em 11 cidades do interior, localizadas no sudoeste do estado, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Na segunda entrevista coletiva, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AM, Leandro Simão, atualizou o número de urnas que apresentaram problemas durante a manhã de votação. Ele informou que, entre os sete equipamentos que tiveram falhas, uma urna no município de Jutaí computou apenas seis votos antes de parar de funcionar, o que obrigou a continuidade da votação de forma manual.
Simão esclareceu ainda que no final do pleito, a equipe responsável vai fazer a a apuração da votação que se configura como híbrida combinando os votos digitais e manuais.
Além dessa urna, outras seis apresentaram problemas de contingência, sendo duas em Manaus e as demais nos municípios de Parintins e Urucará. Até o momento, 27 urnas registraram falhas ao longo da manhã de votação.
Derramamento de ‘santinhos’
O juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jean Pimentel, informou que até o início da segunda coletiva, deste domingo (6), foram registradas 17 ocorrências de poluição causada pelo derramamento de “santinhos” em diversas escolas da capital. Entre os principais pontos com propagandas espalhadas estão:
Escola Estadual José Bernardino: 11 mil santinhos
Escola Estadual Jarlece da Conceição: 15 mil santinhos
Escola Estadual Osmar Pedrosa: 9 mil santinhos jogados ao chão
Escola Estadual Ruth Prestes: 4 mil santinhos
Escola Estadual Hilda de Azevedo: 6 mil santinhos
Escola Estadual André Vidal Araújo: 12 mil santinhos
Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós: 3 mil santinhos
Jean explicou ainda que todas as infrações foram registradas e estão sendo encaminhadas ao Ministério Público do Amazonas. Também foi informado que, até o momento, cerca de 100 mil “santinhos” já foram recolhidos.
‘Boca de urna’
O coronel da Polícia Militar do Amazonas, Thiago Balbi, informou que seis detenções foram feitas até o fim da manhã por prática de “boca de urna” durante as eleições. Duas ocorrências aconteceram na Zona Leste de Manaus e outras quatro no bairro São Lázaro. Os detidos estavam distribuindo “santinhos” e aliciando eleitores.
Além disso, uma eleitora foi detida na Escola Estadual Osmar Pedrosa, no bairro Cidade Nova, por tirar foto no ato da votação, assim como um eleitor em Presidente Figueiredo. Também foi registrada uma prisão por compra de votos na Zona Rural de Parintins.
Confira o 2º boletim das Eleições 2024 no Amazonas

Mais Notícias