7 de outubro de 2024

Eleições 2024 no AM: votação começa em todo o Amazonas

Cerca de 2,7 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (6), no estado. Fila para votar em escola da Zona Leste de Manaus.
Lucas Macedo/g1 AM
Tem início a votação para a escolha de prefeitos e vereadores em todo o Amazonas. Cerca de 2,7 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (6), no estado.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em Manaus e em outros 50 municípios do Amazonas, a votação ocorrerá das 7h às 16h.
Já em 11 cidades do interior, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h. Confira a lista:
Amaturá (22ª ZE);
Atalaia do Norte (42ª ZE);
Benjamin Constant (20ª ZE);
Eirunepé (11ª);
Envira (46ª ZE);
Guajará (45ª ZE);
Ipixuna (45ª ZE);
Itamarati (69ª ZE);
Tabatinga (36ª ZE);
São Paulo de Olivença (22ª ZE);
Jutaí (41ª ZE).
Na Escola Estadual Sant’Ana, localizada na avenida André Araújo, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital, o motorista Josimar Oliveira, de 58 anos, foi o primeiro a chegar ao local de votação para exercer o direito à democracia.
“Eu vim mais cedo para evitar tumultos, e ter o dia para fazer outras atividades. Meu candidato já está certo, e espero que ocorra tudo bem no decorrer do dia”
Motorista é o primeiro da fila em escola de Manaus.
Lucas Macedo/g1 AM
Na Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, situada no bairro Coroado, Zona Leste de Manaus, a movimentação é intensa no início da manhã. O pedreiro Moisés da Silva Lima, de 49 anos, disse ter definido os candidatos com antecedência para agilizar a hora do voto.
“Eu vim para votar até mais rápido, até porque eu ainda vou trabalhar. Já vir com os candidatos escolhidos para tudo ser rápido, e ter tempo de fazer outras coisas”
Eleições 2024
O envio das urnas eletrônicas para os municípios do interior no Amazonas ocorreu pelo menos um mês antes do previsto devido à seca severa que afeta a região. Os equipamentos serão usados nas eleições municipais que ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro (primeiro e segundo turnos).
Até o momento, mais de 561 mil pessoas estão sofrendo com os impactos causados pela estiagem. Todos os 62 municípios do estado decretaram situação de emergência.

Mais Notícias