5 de outubro de 2024

Eleições 2024: prédios públicos com seções eleitorais fecham na sexta-feira (4) no Acre

Acre tem 2.118 seções distribuídas em 9 Zona Eleitorais. Na capital Rio Branco são 883 seções eleitorais e 236 locais de votação. Prédios públicos fecham nesta sexta-feira (4) para instalação de urnas eletrônicas
TRE-TO/Divulgação
Escolas, secretarias, colégios, unidades de saúde e outros órgãos públicos, onde existem seções eleitorais, fecham nesta sexta-feira (4) para instalação das urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
A lista completa dos prédios públicos que funcionam como seções eleitorais pode ser conferida aqui.A votação no Acre será das 6h às 15h. Os atendimentos retornam normalmente na segunda-feira (7).
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O Acre tem mais de 612 mil eleitores aptos a ir às urnas, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo turno será no dia 27 de outubro (em cidades com mais de 200 mil eleitores).
Segundo o TSE, poderão votar 612.448 pessoas, um número 9,1% superior ao de 2020, que foi 561.261. Os dados levam em conta a declaração dos eleitores sobre seu gênero ao se inscrever ou atualizar o cadastro na Justiça Eleitoral.
ELEIÇÕES 2024: Acompanhe a cobertura completa das eleições no Acre
Veja os dados completos das pesquisas eleitorais em Rio Branco
JOGO ELEITORAL: Clique aqui para jogar
Nesta quinta-feira (3), o governo divulgou os principais locais que não estarão funcionando nesta sexta:
Colégio Estadual Barão do Rio Branco – Centro, Avenida Getúlio Vargas, 232;
Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa – Centro, Avenida Getúlio Vargas, 389;
Museu dos Povos Acreanos – Centro, Avenida Epaminondas Jacome;
Secretaria de Estado de Educação (SEE) – Volta Seca, Rua Rio Grande do Sul, nº 1907;
Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC) – Vila Ivonete, Avenida Getúlio Vargas, nº 2852;
Acreprevidência – Cerâmica, Rua Amazonas, 135;
Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) – Segundo Distrito, Via Chico Mendes, km 1;
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) – Aviário – Estrada do Aviário, nº 23;
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) – Vila Acre – Rodovia AC 40, km 5, nº 1.054;
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) – Aviário, Estrada do São Francisco, nº 135;
Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) – Centro, Rua Rui Barbosa, nº 450;
Palácio das Secretarias – Centro, Avenida Getúlio Vargas, nº 230;
Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) – Centro, Rua Benjamin Constant, nº 830;
Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) – Triângulo, Via Chico Mendes, nº 805.
São ao todo 2.118 seções distribuídas em 9 Zona Eleitorais. Na capital Rio Branco são 883 seções eleitorais e 236 locais de votação.
Transporte
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Outra novidade é que esse transporte será gratuito até às 15h30.
Além de Rio Branco, eleitores de Porto Acre e Bujari, que compõem a 1ª e 9ª Zonas Eleitorais, também terão transporte gratuito.
Lei Seca
No último dia 26, o TRE-AC divulgou uma série de portarias que definem as regras para a venda de bebidas alcoólicas a partir do dia 5 de outubro, véspera das Eleições Municipais de 2024. Juízes eleitorais de oito zonas eleitorais definiram o período que a “Lei Seca” deve permanecer em vigor.
Das nove zonas, apenas a 2ª, que corresponde às cidades de Xapuri e Capixaba, não definiu ainda as regras, mas segundo o TRE-AC deve se manifestar até a próxima sexta-feira (4).
Segurança
O esquema de segurança durante o primeiro turno das Eleições 2024 no Acre vai contar com mais de 1,3 mil agentes do Estado no próximo domingo (6). Esse total é o efetivo escalado para atuar nas 22 cidades acreanas.
Além dos agentes da Sejusp, o Exército Brasileiro também vai colocar 750 militares com 60 viaturas em pontos estratégicos para reforçar a segurança em 19 municípios. Equipes das polícia Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF-AC) também estarão nas ruas no domingo. O efetivo, contudo, não foi divulgado.
O esquema montado vai contar com o seguinte efetivo:
Policiais militares – 1.088
Bombeiros -169
Servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) – 20
Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – 24
Delegados da Polícia Civil – 4
Sejusp – 20
Viaturas – 140
As ações e estratégias da Sejusp serão direcionadas e alinhadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que contará com equipes de todos os órgãos e instituições envolvidas nos trabalhos.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias